Dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostram que 29% dos brasileiros desistiram de comprar em sites internacionais por causa do custo com o Imposto de Importação. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (27).
Quando se considera apenas o volume de consumidores que fizeram compras em sites internacionais nos últimos 12 meses, o percentual de desistência é de 18%. Em maio de 2024, era 13%.
Na avaliação do superintendente de Economia da CNI, Marcio Guerra, o impacto da taxação de 20% sobre as importações de até US$ 50 é positivo para a indústria brasileira.
“A implementação do Imposto de Importação é o início de um processo que busca trazer mais justiça e competitividade para a indústria nacional. No entanto, o imposto ainda está em um patamar muito aquém do necessário para chegarmos a esse equilíbrio, pois a carga tributária de outros países é muito menor que a nossa”, avalia.
Procura por similares
Por causa da chamada “taxa das blusinhas”, 32% dos consumidores brasileiros passaram a buscar por produtos similares com entrega nacional. Em maio do ano passado, esse percentual estava em 22%.
O levantamento da CNI mostrou também que 14% dos consumidores pesquisados buscaram produtos similares em lojas físicas. Já a quantidade de pessoas que buscaram item similar em outro site ou aplicativo internacional cresceu cinco pontos percentuais, de 6% para 11%. A desistência definitiva caiu de 58% para 42%.
ICMS
De acordo com a pesquisa da CNI, a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) também influencia a decisão dos consumidores sobre as compras internacionais.
Subiu de 32% para 36%, o total de consumidores que deixaram de importar por causa do custo do imposto.
Custo do frete
O preço do frete internacional e o prazo de entrega demorado também pesam na desistência dos consumidores. Segundo a pesquisa, 45% dos compradores abandonaram pedidos ao saberem do custo do frete. O resultado representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa realizada em maio do ano passado.
Outros 32% desistiram de comprar em plataformas internacionais ao descobrirem o prazo de entrega do produto. Representa um leve recuo em comparação a maio de 2024, quando o percentual era de 34%.
Fonte: CNN Brasil










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