Romeiros que participam das tradicionais celebrações em homenagem a Padre Cícero em Juazeiro do Norte têm denunciado o aumento expressivo nos preços de hospedagem e alimentação durante o período de romarias. Segundo relatos feitos ao News Cariri, muitos fiéis enfrentam dificuldades para encontrar pousadas com valores acessíveis, e alguns chegam a dormir em ônibus ou nas ruas por não conseguirem arcar com os custos.
Uma das fontes que preferiu não se identificar, foi um romeiro que visita Juazeiro há mais de 20 anos. Ao Portal, ele afirma que as condições de acolhimento mudaram drasticamente ao longo do tempo. “Antigamente, a gente chegava e era bem recebido. As pousadas cobravam valores justos, entre 100 e 200 reais. Hoje, tem lugar pedindo 400, até 500 por pessoa. Está um absurdo”, desabafa. Ele relata ainda que muitos colegas de viagem têm se revoltado com os altos preços.
Afirma ainda, que já passou por situações de humilhação ao tentar negociar a hospedagem:
“Já mandaram eu abrir a mala do ônibus pra dormir dentro com minha filha de 8 meses. Já mandaram a gente ir embora com a turma. Quando a gente reclama nas redes sociais da prefeitura ou dos vereadores, eles apagam os comentários. É revoltante”, disse.
Além das queixas sobre os preços, há também reclamações sobre a demora nas obras do estacionamento conhecido como “Romeirão dos Ônibus”, localizado em frente à Basílica de Nossa Senhora das Dores. Segundo o romeiro, o local foi alvo de arrecadações, mas “até hoje não foi entregue”. Porém, ele acrescenta que a falta de estrutura do espaço também afeta a vida dos motoristas “80% dos motoristas dormem nas malas dos carros porque não têm condições de pagar uma pousada”.
Supostamente, segundo a acusação do grupo de romeiros ao qual a fonte pertence, a campanha teria sido realizada pela Basílica. No entanto, a instituição nega ter promovido qualquer arrecadação nesse sentido, o que levanta a possibilidade de uma fraude praticada por alguém que se passou pela instituição, direcionada aos peregrinos.
A equipe do News Cariri entrou em contato com a Basílica de Nossa Senhora das Dores para solicitar um posicionamento oficial da instituição. A basílica emitiu uma nota de esclarecimento, reafirmando seu compromisso com o acolhimento aos romeiros e negando qualquer envolvimento com supostas arrecadações para obras de estacionamento próximas à igreja. Em trecho da nota, a instituição afirma:
“A Casa da Mãe das Dores, que também é casa dos romeiros, tem como fundamento e inspiração o cuidado com aqueles que vêm em peregrinação expressar sua fé. Os romeiros são protagonistas da nossa missão evangelizadora”.
A reportagem também procurou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria (Sedetur) de Juazeiro do Norte para obter mais informações sobre a situação. Em nota, a pasta esclareceu que não possui controle sobre os valores cobrados por hospedagens, ressaltando que,
“Os preços são de responsabilidade exclusiva dos estabelecimentos, por se tratarem de serviços privados”.
O comunicado acrescenta que “as pousadas e ranchos cobram, em média, valores de diária por pessoa que variam de 30 a 100 reais”. Segundo o levantamento realizado pela secretaria, o preço depende do tipo de acomodação sendo individual, dupla, tripla, quádrupla ou suíte, e também pode variar conforme o número de pessoas do grupo e o tempo de estadia.
Confira a nota da Prefeitura e da Basílica na íntegra:
Nota oficial da Basílica de Nossa Senhora das Dores
A Paróquia Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, fiel à missão de anunciar o Evangelho de Cristo e em plena comunhão com a Igreja, mas também visando contribuir com o jornalismo ético, vem a público prestar esclarecimentos sobre questões recentemente levantadas quanto ao acolhimento aos romeiros da Mãe das Dores e do Padre Cícero nas romarias de Juazeiro do Norte-CE.
Reafirmamos que a Casa da Mãe das Dores, que também é casa dos romeiros, tem como fundamento e inspiração o cuidado com aqueles que vêm em peregrinação expressar sua fé. Os romeiros são protagonistas da nossa missão evangelizadora. Sua presença viva e devocional sustenta nossas ações pastorais e motiva todos os nossos esforços de acolhimento. Juazeiro do Norte, por sua vocação religiosa e cultural, abriga diversos pontos de peregrinação, compondo o que chamamos de Roteiro da Fé.
Desde 2007, com o intuito de fortalecer e organizar esse acolhimento, foi instituída a Comissão para as Romarias de Juazeiro do Norte, formada por sacerdotes representantes dos Santuários e leigos comprometidos com a missão. Essa Comissão tem como objetivo principal garantir não apenas a assistência espiritual, mas também atender às necessidades sociais dos romeiros.
Os Santuários mantêm diálogo permanente com o poder público, buscando melhorias nos serviços de saúde, segurança, mobilidade urbana, hospedagem e demais demandas expressas pelos próprios peregrinos.
Como expressão concreta dessa missão, a Basílica conta com o Instituto Monsenhor Murilo, seu braço social, que atua em parceria com a articulação de pastorais e com apoio técnico de assistente social e voluntários. Essa equipe acompanha e busca solucionar situações diversas enfrentadas pelos romeiros durante as romarias, como perda de documentos, dificuldades com hospedagem ou outras intercorrências, muitas vezes com apoio das secretarias do poder público municipal.
Nos últimos anos, importantes melhorias foram executadas em nossos espaços para proporcionar acolhimento digno aos visitantes, especialmente na Praça dos Romeiros, com a entrega de 16 novos banheiros, instalação de bebedouros e montagem de tendas de saúde e ação social, em cooperação com instituições privadas e órgãos públicos da região.
Diante de informações recentemente divulgadas, esclarecemos de forma veemente que a Paróquia NÃO realizou, nem autorizou, qualquer campanha de arrecadação financeira com o objetivo de construir estacionamento em terreno localizado ao lado do posto de combustível nas proximidades da Basílica. Reforçamos que esse terreno não pertence à Basílica Santuário e, portanto, é totalmente infundada qualquer afirmação que associe a paróquia à solicitação de doações para tal fim.
As ações de arrecadação promovidas pela Basílica, por meio de campanhas promocionais devidamente regulamentadas, têm finalidade clara e transparente: a manutenção e a melhoria da estrutura dos espaços que pertencem administrativamente à Paróquia, como os projetos de som, elétrica, segurança predial e estabilidade estrutural da Basílica, que estão em andamento.
Por fim, reafirmamos nosso compromisso com o bem-estar dos visitantes. Tudo o que está ao nosso alcance tem sido feito para que cada romeiro encontre em Juazeiro do Norte uma verdadeira extensão de sua casa, conforme nos ensinou e orientou o Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista. Aos que desejarem mais informações, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos por meio de nossos canais oficiais.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação da Basílica de Nossa Senhora das Dores
Nota da SEDETUR:
NOTA À IMPRENSA
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria (SEDETUR), esclarece que os valores cobrados por hospedagens, como pousadas, ranchos e hotéis, durante o período das Romarias, são de responsabilidade de cada estabelecimento, por se tratarem de serviços de caráter privado.
As pousadas e ranchos cobram, em média, valores de diária por pessoa que variam de 30 a 100 reais. A SEDETUR fez um levantamento e constatou que esse valor depende do tipo de acomodação, que geralmente se divide em quarto individual, duplo, triplo, quádruplo ou suíte. Como os romeiros costumam viajar em caravanas, o valor da diária muitas vezes é dividido entre o grupo, de acordo com o número de pessoas hospedadas e por tempo de estadia.
Juazeiro do Norte sempre acolheu e atendeu bem aos romeiros. A Prefeitura do município zela pelo cuidado com a cidade nos segmentos de segurança, atendimento à saúde, disponibilização de informações, limpeza pública e demais serviços. As principais romarias da cidade, em setembro, novembro e janeiro, são sempre bastante movimentadas e bem acolhidas pelos romeiros que as frequentam.
A gestão municipal permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro do Norte
Juazeiro do Norte, 16 de outubro de 2025
Texto: Matheus Moreira/ News Cariri
Matéria editada às 19h28, do dia 16/10
Deixe um comentário