O juazeirense Herbet Gonçalves Santos, Promotor de Justiça do Ceará, confirmou que protocolou requerimento de candidatura ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ceará para o biênio 2026-2027. Caso seja eleito, Herbet Santos será o primeiro juazeirense a ocupar o comando do Ministério Público do Ceará.
Herbet Santos ressaltou o objetivo de sua candidatura: “Seguimos firmes no propósito de construirmos um Ministério Público mais forte, que valorize seus membros, servidores e colaboradores.”
O Promotor de Justiça afirmou ainda que a candidatura é uma construção coletiva e se colocou à disposição dos colegas de classe “para dialogar, ouvindo as sugestões, para que essa construção seja coletiva, sempre com compromisso, responsabilidade e coragem”, finalizou.
Trajetória profissional
Natural de Juazeiro do Norte (CE), Herbet Gonçalves Santos é filho do desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Raimundo Nonato Silva Santos, e sobrinho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos.
Formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), possui mais de 16 anos de serviço público, dos quais 11 dedicados ao MPCE. É membro lotado na Promotoria de Combate ao Crime Organizado (PCOC), com atuação na Vara de Delitos de Organizações Criminosas (VDOC), exercendo atribuições na Comarca de Fortaleza (CE). Atualmente, é conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, sendo o único cearense a integrar o colegiado.
Exerceu dois mandatos (2021–2025) como presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), sendo o gestor com a maior votação nominal da história da entidade classista.









Deixe um comentário