Cerimônia marcou a ocupação da cadeira 24, que tem como patrona a primeira médica formada no Ceará
O médico sanitarista e gestor em saúde Álvaro Madeira Neto tomou posse, na noite da última quinta-feira (23 de outubro), como sócio efetivo da seção Ciências do Instituto Cultural do Cariri (ICC). Ele passa a ocupar a cadeira 24, que tem como patrona a cratense Dra. Amélia Benébien Perouse, reconhecida como a primeira mulher médica formada no Ceará, em 1890.
Fundado em 1953, no município do Crato, o Instituto Cultural do Cariri é uma das mais tradicionais entidades culturais do estado, reunindo pesquisadores, escritores e cientistas dedicados à valorização da identidade, da história e do conhecimento regional. O ICC tem como missão preservar a memória do Cariri e fomentar a produção científica e intelectual sobre a região.
Durante a cerimônia, Dr. Álvaro destacou a importância de fortalecer o diálogo entre ciência e educação no contexto regional, e falou sobre a alegria de fazer parte da instituição. “Uma grande honra estar aqui hoje, fazer parte do mesmo instituto que o meu pai, Vicente Madeira já faz parte há uns anos, ocupando a cadeira que foi do meu avô, é um retorno profundo as minhas raízes, do Crato e do Ceará”.
O Presidente do ICC, José Flávio Pinheiro, afirmou que “a vinda de Doutor Álvaro para o ICC certamente vai engrandecer o nosso instituto, porque ele tem uma grande trajetória pessoal, e um trabalho muito importante como professor e médico, dentro da medicina comunitária, que é uma área tão importante para a saúde”.










Deixe um comentário