O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, reuniu-se nesta quinta-feira (16), na Casa Branca, em Washington (EUA), com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. O encontro, realizado a portas fechadas, teve como principal pauta o tarifaço de 50% aplicado pelo governo de Donald Trump sobre diversos produtos brasileiros.
A reunião ocorre uma semana após a conversa telefônica entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, e é vista como um novo passo para tentar reduzir a tensão comercial entre os dois países. O chanceler brasileiro deve conversar com jornalistas após o encontro, mas até o momento nenhum detalhe oficial foi divulgado.
O governo brasileiro pretende negociar a reversão das tarifas em setores estratégicos, enquanto a Casa Branca busca definir condições políticas e econômicas para um eventual recuo. Um dos pontos de interesse dos Estados Unidos, segundo fontes diplomáticas, é a posição do Brasil sobre a moeda comum dos países do Brics, tema que Trump criticou recentemente ao lado do presidente argentino Javier Milei.
Embora o presidente Lula tenha defendido em diversas ocasiões a criação de uma moeda alternativa ao dólar no comércio entre países emergentes, assessores do Palácio do Planalto vêm recomendando que o tema seja deixado de lado neste momento, priorizando um diálogo pragmático voltado à recuperação comercial. Além das tarifas, a expectativa é de que Rubio também aborde questões geopolíticas relacionadas à Venezuela e Cuba, além dos preparativos para um futuro encontro entre Lula e Trump.
Texto: Matheus Moreira/ News Cariri
Deixe um comentário