CPMI do INSS rejeita pedido para convocar Frei Chico, irmão de Lula

Deputados e senadores governistas conseguiram barrar, nesta quinta-feira (16), a convocação de José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para prestar depoimento à CPMI do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Os requerimentos foram rejeitados por 19 votos a 11. A comissão analisou separadamente 11 pedidos relacionados a Frei Chico, que é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), uma das entidades investigadas por suspeita de participação em um esquema bilionário de fraudes.

Na sessão, os parlamentares também discutiram o pedido de prisão preventiva de Milton Baptista de Souza Filho, presidente do Sindnapi, que já havia sido ouvido pela comissão, mas se recusou a responder à maioria das perguntas. Ele negou que Frei Chico tenha envolvimento na administração do sindicato.

Na semana passada, o Sindnapi foi alvo de uma operação da Polícia Federal, e o ministro André Mendonça, do STF, determinou o bloqueio de cerca de R$ 390 milhões em bens e valores da entidade. Por acordo entre governistas e oposição, também foram retirados da pauta os pedidos de quebra de sigilo bancário, fiscal e telemático do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT).


Texto: Agência News Cariri


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos