Centro de Memória da Fazenda do Ceará expõe documento inédito que revela atuação de Padre Cícero em programa econômico

O Centro de Memória da Fazenda do Ceará (CM), ligado à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-CE), passou a exibir um documento inédito de Padre Cícero , restaurado e incorporado ao acervo permanente do museu. O registro histórico amplia a compreensão sobre a trajetória do sacerdote, reconhecido por sua influência religiosa e política no Cariri, ao revelar também sua participação em ações voltadas ao desenvolvimento econômico do Ceará.

O documento, datado de 12 de junho de 1923, mostra Padre Cícero solicitando ao então presidente do estado, Ildefonso Albano, a liberação de um prêmio previsto na Lei nº 2009 de 1922, que concedia incentivo financeiro para a compra de gado reprodutor. O valor requisitado, 435$000 réis, equivalente a cerca de R$ 36 mil, integrava um programa estadual de estímulo à pecuária e à introdução de raças bovinas no Nordeste.

De acordo com o historiador e coordenador do CM, Fabrício Monteiro, a peça evidencia a inserção de Padre Cícero em redes institucionais e políticas mais amplas. “A documentação revela que a influência do Padre Cícero transcende o âmbito religioso. Ele teve papel ativo em programas de incentivo econômico e em políticas de modernização agrícola implementadas no Ceará e no Brasil na época”, explica o pesquisador.

O material passa a integrar a exposição permanente do Centro de Memória da Fazenda do Ceará, reforçando o papel do espaço como guardião de registros que ajudam a reconstruir a história política, econômica e social do estado.

Texto: Matheus Moreira/ News Cariri


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos