Ceará recebe primeiro lote de medicamento inovador para tratamento do câncer de mama no SUS

O Ceará recebeu, nesta quinta-feira (23), o primeiro lote do Trastuzumabe Entansina, medicamento de última geração incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença.

Foram entregues 586 unidades do fármaco, enviadas pelo Ministério da Saúde. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) será responsável pela distribuição, conforme os protocolos clínicos definidos pelo SUS.

O Trastuzumabe Entansina representa um avanço no tratamento oncológico, ampliando as opções disponíveis e oferecendo melhores perspectivas de controle da doença e qualidade de vida às pacientes. Estudos indicam que o medicamento pode reduzir em até 50% a mortalidade entre mulheres com esse tipo de câncer.

Ao todo, serão quatro lotes distribuídos pelo Ministério da Saúde. As próximas entregas estão previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026, com previsão de atender 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS. Ainda neste ano, 1.144 pacientes devem ser beneficiadas em todo o país.

Matheus Moreira/ News Cariri 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos