Câmara de Juazeiro aprova resolução sobre sessões legislativas e repercute caos no trânsito causado por mudança em semáforo do Anel Viário

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (2), a 56ª sessão ordinária da 19ª Legislatura no plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. No Pequeno Expediente, os parlamentares destacaram diversos temas relevantes, como a proibição de turistas fotografarem na Colina do Horto, denunciada pela vereadora Ivanisa Pereira (PRD), a falta de água constante no bairro Leandro Bezerra, apontada pelo vereador Cleilson Móveis (AGIR), e a necessidade de melhorias na infraestrutura de localidades rurais, reforçada pela vereadora Jacqueline Gouveia (MDB).

Nos requerimentos verbais, vereadores apresentaram diversas solicitações a órgãos públicos. Entre elas, o fechamento de buracos em vias públicas, limpeza de terrenos baldios, operação tapa-buraco em ruas, reparação de iluminação pública em algumas comunidades e a urgente resolução da falta de água em localidades como o bairro Professora Maria Geli Sá Barreto, que segundo relatos de moradores, sofre com o problema há mais de 15 dias. Também foi destacada a situação precária da UPA da Lagoa Seca e a necessidade de maior celeridade por parte do Governo do Estado nos reparos de viaturas da Polícia Militar.

Na Ordem do Dia, foi aprovado o projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora que acrescenta o Artigo 202-A à Resolução nº 1360, de 12 de fevereiro de 2025, no Regimento Interno da Câmara Municipal. A medida prevê que, em casos de excepcionalidade — como mandamentos legais, decisões judiciais, caso fortuito ou força maior —, a quantidade de sessões ordinárias semanais poderá ser reduzida por ato da Mesa Diretora, garantindo segurança jurídica e flexibilidade administrativa à Casa Legislativa.

No Grande Expediente, o gerente do Senai de Juazeiro do Norte, Maurício Barreira, e o aluno Eduardo Roberto usaram a tribuna para apresentar a conquista da medalha de prata na WorldSkills Brasil 2025, na ocupação de Soluções em Software para Negócios. Os parlamentares parabenizaram o jovem talento do Cariri e ressaltaram o orgulho que a premiação representa para Juazeiro e toda a região.

Ainda no Grande Expediente, o vereador Boaz do Bolsonaro (PL) levantou a recente mudança no sistema de semáforo no cruzamento da Avenida Leão Sampaio com o Anel Viário. Segundo o parlamentar, a alteração vem provocando congestionamentos diários, prejudicando a mobilidade urbana e afetando não só Juazeiro, mas também municípios vizinhos. Ele pediu que o caso seja levado ao governador Elmano de Freitas e aos deputados estaduais, cobrando uma resposta imediata do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Outros parlamentares se somaram à crítica e reforçaram a necessidade de que o Governo do Estado e o Detran adotem, com urgência, uma solução definitiva para o problema.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos