O ex-deputado federal Cabo Daciolo anunciou nesta quinta-feira (23) sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. Conhecido por seu discurso religioso e nacionalista, Daciolo afirmou nas redes sociais que pretende “transformar a colônia brasileira em nação brasileira”.
Em publicação no Instagram, o ex-parlamentar citou uma passagem bíblica e reafirmou seu tom messiânico, característico de suas campanhas anteriores. Em julho, ele já havia sinalizado uma possível candidatura, ao escrever “Cabo Daciolo 2026” e criticar Lula e Bolsonaro, a quem chamou de “faces opostas de uma mesma moeda”.
Daciolo, de 48 anos, disputou a Presidência em 2018 pelo Patriota, quando obteve 1,26% dos votos válidos e ficou em sexto lugar. Desde então, teve passagens por diversos partidos: PL, União Brasil, Pros e PDT. Além dissom chegou a lançar outras pré-candidaturas, mas acabou desistindo das disputas ou mudando de cargo pretendido.
O ex-deputado ganhou notoriedade em 2011 como um dos líderes da greve dos bombeiros do Rio de Janeiro, movimento que lhe projetou nacionalmente. Em 2014, foi eleito deputado federal pelo PSOL, mas acabou expulso após declarações consideradas incompatíveis com a linha ideológica do partido. Com o anúncio, Daciolo se junta ao grupo de pré-candidatos que já se movimentam para 2026, embora ainda não tenha confirmado a legenda pela qual pretende disputar o pleito.
Matheus Moreira/ News Cariri
Deixe um comentário