Acordo sobre Gaza pode ser alcançado nas próximas 48 horas, dizem fontes

Um acordo de cessar-fogo para a Faixa de Gaza pode ser alcançado nas próximas 48 horas, afirmam diversas fontes familiarizadas com as negociações.

Duas fontes israelenses disseram que o acordo está “muito próximo”, sendo que uma delas pontuou que o anúncio poderia ser feito nas próximas 24 horas.

Uma terceira fonte destacou que o acordo poderia ser alcançado nas próximas 48 horas. Com isso, a libertação dos reféns provavelmente começaria no início da próxima semana.

Uma autoridade americana confirmou que houve progresso, afirmando que um acordo poderia ser fechado em “dias”.

Em mais um sinal de que as negociações estão caminhando em uma direção positiva, uma autoridade israelense disse que o governo já começou a trabalhar em um rascunho preliminar da resolução de cessar-fogo, que seria apresentado ao gabinete para votação caso algum acordo seja alcançado.

De acordo com a lei israelense, qualquer decisão de libertar prisioneiros palestinos como parte de um acordo sobre libertação de reféns deve primeiro ser aprovada pelo governo.

Se o gabinete aprovar, há um curto prazo para que petições sejam protocoladas perante o Supremo Tribunal de Justiça de Israel para contestar as libertações. O governo só poderá prosseguir com as solturas depois que esse obstáculo for superado.

Fonte: CNN Brasil 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos