Uma câmera de segurança filmou o momento em que, por volta das 15h, o meteoro parece se aproximar do solo com um brilho forte, o que indica um intenso processo de combustão. Outros vídeos gravados por moradores de diferentes pontos mostram o rastro de fumaça deixado pelo corpo celeste.
Segundo o astrônomo Lauriston Trindade, membro da Bramon, a organização recebeu diversos vídeos e fez análises que confirmam se tratar de um meteoro de grande porte. O item foi avistado pela primeira vez já no espaço aéreo cearense, cruzou a área do litoral e caiu no oceano Atlântico.
“É um meteoro de grandes proporções, gerado por uma rocha espacial. A gente não calculou ainda a velocidade dele, mas é um meteoro bastante rápido. Ele tem uma fragmentação e provavelmente gerou meteoritos que caíram no mar, no litoral do Ceará, mas bem afastados da costa”, disse Lauriston.
O astrônomo também destaca que o meteoro avistado hoje foi um dos mais brilhantes registrados no Brasil ultimamente, como indica o fato dele ter brilhado fortemente mesmo tendo sido avistado no meio da tarde.
“Se ele tivesse ocorrido a noite, ele brilharia muito mais que a lua cheia, seria muito brilhante mesmo”, afirmou. “Ele é um meteoro fantástico mesmo, bem raro, que muita gente teve o privilégio de ver na tarde de hoje”.
Fonte: G1
Deixe um comentário