A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) recebeu representantes de empresas suíças para discutir a abertura de novos mercados para produtos cearenses no continente europeu. O encontro, que aconteceu na sede da SDE nesta semana, teve como principal objetivo firmar acordos comerciais para a exportação de produtos como castanha de caju, polpas de frutas e camarão.
A reunião, que contou com a presença do secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação da SDE, Vicente Ferrer, e dos diretores da Eurobras GmbH, Florian Knupfer e Marc Schnetzler, é um desdobramento de uma série de contatos que a Secretaria tem mantido com investidores estrangeiros. Segundo Ferrer, “o Ceará busca diversificar sua pauta de exportações, especialmente após a perda de mercado nos Estados Unidos devido a novas tarifas”, disse o gestor.
Durante o encontro, o secretário Vicente Ferrer ressaltou o potencial do Ceará como um parceiro estratégico para o mercado europeu, destacando a vantagem logística do estado. A proximidade e a possibilidade de envio direto para o Porto de Roterdã, na Holanda, reduzem significativamente o tempo e o custo do transporte. “A reunião objetivou tratar da comercialização de produtos cearenses diretamente para a Europa, através de Zurique,” afirmou Ferrer.
Inicialmente, a Europa demonstra interesse em importar castanhas de caju (in natura e com valor agregado), polpas de frutas tropicais e camarão para a Suíça, França e Alemanha. No caso do camarão, Ferrer mencionou que o mercado europeu tem uma demanda diferente da dos Estados Unidos, que compra o produto sem cabeça. Já a Europa, prefere o camarão com cabeça e em tamanhos variados, o que abre novas oportunidades para os produtores locais, destacou o gestor. “A SDE já está em contato com produtores de Aracati, Sertão e Acaraú para viabilizar a exportação”, informou Vicente.
Cadeia produtiva
Além dos produtos prioritários, a SDE aproveitou a oportunidade para apresentar outras riquezas do Ceará, como pescado, lagosta e café. A reunião também serviu para reforçar a importância da integração entre os setores de agronegócio, indústria e comércio do estado. “É muito bom esse casamento: o agronegócio produzindo e identificando os produtores, nossa área trabalhando na comercialização e a indústria podendo transformar esses produtos,” explicou Vicente Ferrer.
O secretário destacou também que a Secretaria é fundamental para unir todas as fases da cadeia produtiva, desde a produção in natura até o beneficiamento e a comercialização.
Como próximos passos, os representantes da Eurobras GmbH estão em viagem pelo litoral cearense para conhecer a cadeia de produção local. “A expectativa é que, em breve, uma nova comissão visite o estado para consolidar os estudos e, em até 30 dias, viabilizar o envio dos primeiros contêineres de exportação, com foco inicial em polpas de frutas tropicais”, concluiu Ferrer.
Deixe um comentário