A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (23), sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. No Pequeno Expediente, os vereadores apresentaram reivindicações voltadas à melhoria da infraestrutura e serviços da cidade. O vereador Capitão Vieira (MDB) cobrou providências da Secretaria de Saúde para a reforma do posto do bairro José Geraldo da Cruz. Já o vereador Cleilson Móveis (AGIR) pediu reparos nos equipamentos da academia popular da Praça da Bíblia, enquanto o vereador Boaz do Bolsonaro (PL) solicitou o recapeamento asfáltico da rua Otílio Gomes de Souza, no bairro Leandro Bezerra.
Nos requerimentos verbais, vereadores apresentaram uma série de demandas voltadas à limpeza urbana, infraestrutura e melhorias no atendimento da saúde. O vereador Bilinha (PT) solicitou capinação e limpeza no bairro São José. O vereador Jullian de Ciélio (PSB) pediu a restauração do posto de saúde do Frei Damião, enquanto o vereador Lukão (PSDB) requereu posicionamento da Cagece sobre prazos de recapeamento das vias. Também foram cobradas ações de infraestrutura nos bairros Aeroporto, Jardim Gonzaga, Limoeiro, Leandro Bezerra e Vila Fátima. A vereadora Rita Monteiro (PSB) pediu da Secretaria de Saúde do município explicações sobre a demora nos resultados de exames laboratoriais.
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram o projeto de lei de autoria de Boaz do Bolsonaro (PL), que autoriza o Poder Executivo a conceder permissão de uso gratuito de bem público ao Centro Integrado de Modelismo do Cariri Paulo Figueiredo, possibilitando um espaço oficial para a prática do aeromodelismo em Juazeiro do Norte. Também foi aprovado o projeto de resolução da vereadora Professora PG (Podemos) que concede a Medalha Cidade Juazeiro Comenda do Mérito Legislativo ao procurador-geral do município, Walberton Carneiro.
O Grande Expediente foi marcado pela entrega de duas Moções de Honra ao Mérito. A primeira, por ato de bravura, ao jovem Renan Araújo Santos Batista, de 12 anos, aluno do 2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macedo Júnior, que salvou um idoso da morte por engasgo utilizando a manobra de Heimlich. A iniciativa foi dos vereadores Boaz do Bolsonaro (PL), Lukão (PSDB) e Auricélia Bezerra (PSB). Já a segunda homenagem foi concedida pelo Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro, de autoria do vereador Cleilson Móveis (AGIR), e entregue ao senhor Antônio Quirino Gomes, representante da Associação dos Contabilistas da Região do Cariri Cearense (Acrece).
Ainda no Grande Expediente, a vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) voltou a cobrar a implementação de políticas públicas voltadas para a causa animal e a abertura da UPA Animal, que permanece fechada. O vereador Lukão (PSDB), por sua vez, fez duras críticas à atuação do governo estadual no combate ao crime organizado, classificando a situação em Juazeiro e no Ceará como vergonhosa. A sessão foi concluída com a leitura dos requerimentos escritos protocolados pelos parlamentares.
Deixe um comentário