O Vasco decide nesta quinta-feira (7), às 20h (de Brasília), uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, em São Januário, diante do CSA. A equipe, que não vive um grande momento, tenta melhorar seu retrospecto diante de equipes do Nordeste.
Desde que o torneio foi criado, o Vasco foi eliminado dez vezes para clubes da região. Inclusive o próprio time alagoano já foi algoz do Cruzmaltino e na Colina Histórica.
Em 1992, depois de um empate por 3 a 3 em Maceió, os azulinos venceram por 1 a 0 um forte time carioca para avançar à fase seguinte.
Além do CSA, times com pouca expressão como ABC, em duas oportunidades, e a Juazeirense já despacharam o Vasco do torneio de mata-mata. Os potiguares em 2023, também em São Januário, foram a eliminação mais recente.
Sem dúvidas uma das mais dolorosas derrotas contra nordestinos foi diante do Baraúnas, quando Romário jogava no Vasco, em 2005, ao ser derrotado por 3 a 0 também dentro de seu estádio.
Com mais força no cenário nacional, o Vitória já mandou o Vasco de forma precoce três vezes para casa, enquanto Bahia e Sport já eliminaram em uma oportunidade.
Entre os vexames da equipe carioca no torneio estão eliminações ainda para o 15 de Novembro de Campo Bom, também perdendo em São Januário, e para o Gama, sendo derrotado dentro do Maracanã. A equipe também já foi eliminada pelo Remo.
Como o primeiro jogo no Estádio Rei Pelé terminou empatado em 0 a 0, o Vasco avança com qualquer vitória, assim como o CSA. Um novo empate leva o duelo para os pênaltis.
Eliminação do Vasco para nordestinos
- 1989: Vitória – oitavas de final
- 1992: CSA – oitavas de final
- 2005: Baraúnas – oitavas de final
- 2008: Sport – semifinal
- 2010: Vitória – quartas de final
- 2014: ABC – oitavas de final
- 2017: Vitória – terceira fase
- 2018: Bahia – oitavas de final
- 2022: Juazeirense – segunda fase
- 2023: ABC – segunda fase
Por Guilherme Abrahão, da Itatiaia/CNN
Deixe um comentário