A Universidade Regional do Cariri (URCA) aprovou, junto ao Conselho Universitário (CONSUNI), oito novos cursos para a instituição, dois na modalidade presencial e cinco de Ensino à Distância (EaD), e uma pós-graduação, além de três títulos de ‘Doutoras Honoris Causa’, que deverão ser concedidos ainda este ano. A aprovação ocorreu durante a primeira reunião ordinária do conselho de 2025, nesta sexta-feira, 8, presidida pelo Reitor Carlos Kleber de Oliveira, no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte.
Na ocasião, foi apresentada a proposta de denominação do Auditório da Universidade Regional do Cariri – URCA, Campus Pimenta, na Unidade Madre Feitosa, de Professora Maria Sarah Esmeraldo Cabral, fundadora da URCA, além de ter assumido a função de pró-reitora de Extensão e presidente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (FUNDECT). O presidente, Reitor Carlos Kleber, destacou o importante papel histórico da professora Sarah, na luta pela conquista da primeira universidade pública para a região. A proposta será apreciada e votada na próxima reunião do conselho.
Novos cursos aprovados
Em quase cinco horas de reunião, os membros do conselho realizaram as apreciações, com colocações e relatorias sobre cada pauta apresentada. Os cursos aprovados de forma presencial foram os de Engenharia Civil, que irá funcionar no campus Crajubar, e o de Engenharia Agronômica, no Campus Mauriti, ambos ligados ao CCT. Na ocasião, foi apresentada condições de estrutura do prédio do CCT, para receber o novo curso de bacharelado, pelo professor e diretor do centro, Renato Fernandes.
Já o bacharelado em Engenharia Agronômica, aprovado por meio de decreto estadual, irá funcionar no campus Mauriti, com projeto para ocupar uma área de mais de 20 hectares, proporcionando um novo momento, inclusive voltado para o fortalecimento agrícola regional e da agricultura familiar.
Foram aprovados pelo CONSUNI os cursos na modalidade de EaD de licenciaturas em Química, Matemática, Ciências Biológicas, Física e Letras. Na pós-graduação, houve a aprovação do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT.
Aprovados títulos de ‘Doutoras Honoris Causa’
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima e uma das personalidades brasileiras de maior evidência atualmente no planeta, Maria Osmarina Marina da Silva Vaz de Lima, será agraciada com o Título de ‘Doutora Honoris Causa’ da URCA.
Aprovado por unanimidade pelo CONSUNI, com apresentação da relatora, a vice-reitora Socorro Vieira, o título deverá ser entregue no mês de outubro deste ano, quando a ministra terá agenda na região. A trajetória de Marina Silva foi destacada por sua ampla atuação, que se confunde com a sua história de vida, de proteção ao meio ambiente e à Amazônia.
Foi constituída uma comissão de elaboração da apresentação com as professoras Roseli Barbosa e Francisca Clara de Paula e o professor Francisco Cunha.
Nascida em um seringal no Acre, a ministra é historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política brasileira, filiada à Rede Sustentabilidade (REDE). Foi senadora pelo Acre entre 1995 e 2011 e candidata à presidência da República nas eleições de 2010, 2014 e 2018. Juntamente com Chico Mendes, ajudou a liderar o movimento sindical, elegendo-se para o seu primeiro cargo público, o de vereadora de Rio Branco, em 1988.
As irmãs gêmeas Valéria Gercina das Neves Carvalho e Verônica Neuma das Neves Carvalho serão agraciadas com o Título de ‘Doutoras Honoris Causa’ pela URCA. A aprovação, por unanimidade pelo CONSUNI, se deu durante a reunião ordinária realizada nesta sexta-feira,8. Os títulos foram propostos para a avaliação do conselho pela professora dra. Cícera Nunes, com apresentação a relatora, Professora Roberta Duarte Piancó.
As irmãs têm ampla atuação nos movimentos sociais no Cariri e na luta antirracista no Ceará, com valorização das heranças africanas e educação popular no Cariri. Fundadoras do Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC e do Terreiro das Pretas, se tornaram símbolo de resistência e ancestralidade.
A previsão é que a solenidade de concessão dos títulos aconteça em setembro, durante o XVI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, no campus da URCA, em Crato. Nascidas no Crato e descendentes de quilombolas do Piauí, as gêmeas fundaram em 2001 o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec). Desde então, a organização tem atuado em pautas como controle social de políticas públicas, combate ao racismo e fortalecimento da presença negra na vida política e cultural da região.
Além disso, desenvolvem um trabalho contínuo de formação e acolhimento no Terreiro das Pretas, espaço onde moram, localizado na Chapada do Araripe. Reconhecido como Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura, o terreiro é palco de atividades educativas, oficinas, rodas de conversa, eventos ligados à ancestralidade e à memória do povo negro do Cariri.
Verônica e Valéria são educadoras populares. A primeira tem formação como bióloga e assistente social. Valéria, é pedagoga. Juntas, elas promovem conhecimento, inclusive científico, longe do ambiente acadêmico (ainda majoritariamente branco).
O título de Doutoras Honoris Causa é a maior homenagem que uma universidade pode conceder. A expressão em latim significa “por causa da honra” e é destinada a personalidades que se destacam por sua contribuição relevante em áreas como cultura, educação, ciência ou direitos humanos.
Integram o CONSUNI os conselheiros Paulo Cesar Cavalcante de Oliveira (Pró-reitor Adjunto da Prograd); Luiz Carlos Carvalho Siqueira (Pró-reitor Adjunto da Proex); Paulo Felipe Ribeiro Bandeira (Docente Titular CCBS); Maria Nizete Tavares Alves (Docente Suplente CCBS); Héricles Antonio Alencar de Almeida (Discente Titular CED); Luiziane Teresa De Sousa (Discente Suplente CED); Mario Ramon Macedo De Araujo (Discente Titular CA); Marry Geysa Moreira dos Santos (Discente Titular CCT); Ingryd Feitosa Torres (Discente Suplente CCT); Alice-Ana Matos Noronha (Titular Técnico-Administrativo); Eugenio Pacelli Coêlho De Sá (Suplente Técnico-Administrativo); Carmen Lúcia Andrade Alencar Coelho (Titular Técnico-Administrativo); Jarbas Duarte Velloso (Suplente Técnico-Administrativo).
Deixe um comentário