O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), órgão responsável pela normatização do ensino no estado, realizou uma reunião com entidades e organizações parceiras para discutir a implementação do Novo Ensino Médio (NEM). O encontro, que ocorreu na terça-feira (26), na sede do CEE em Fortaleza, buscou um consenso para a criação de uma resolução que guiará as instituições de ensino do Ceará.
A presidente do CEE, professora Ada Pimentel, destacou a importância do diálogo para a construção de um documento funcional e eficaz. “É fundamental a discussão do tema para alcançarmos consensos e os resultados esperados. É oportuno ressaltar que a discussão não se esgota aqui. Este é um momento de escuta. Nossa meta é que o NEM seja, efetivamente, atrativo para os estudantes”, destacou.
O conselheiro Murilo Martins, que coordena o grupo de trabalho (GT) responsável pela elaboração da resolução, apresentou os principais pontos do NEM, como a carga horária, os itinerários formativos, a formação geral básica e os componentes curriculares.
Principais acordos da reunião
Durante o encontro, foram definidos alguns pontos importantes que serão incluídos na resolução:
* Formação Geral Básica: deve contemplar português, matemática e conteúdos flexíveis, totalizando 800 horas anuais, com possibilidade de flexibilização.
* Itinerários Formativos: deverão ser ofertados em 200 horas anuais, totalizando 3 mil horas de aula ao longo dos três anos do ensino médio. As instituições de ensino também poderão ter flexibilidade nessa carga horária.
As entidades parceiras e escolas presentes foram convidadas a enviar, com urgência, sugestões adicionais para a resolução. A previsão é que o documento esteja pronto no início de outubro, dando tempo hábil para que as escolas se adaptem às novas regras. A meta final de implementação é 2026.
O encontro contou com a participação de conselheiros e assessores do órgão e representantes da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE), além de dirigentes de escolas particulares. Entre os presentes na reunião estavam a professora Graça Bringel (presidente do Sinepe-CE), o professor José Rocha (diretor do Colégio e Faculdade Christus), a professora Jucineide Fernandes (secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc-CE), além de representantes dos colégios Santa Cecília, Farias Brito, Deoclécio Ferro e Maria Ester.
Saiba mais
O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao estudante optar por uma formação técnica e profissionalizante. A novidade é a flexibilização do aprendizado, com a ampliação do tempo mínimo do estudante na escola e uma nova organização curricular, que contemple a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes.
Deixe um comentário