A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte deu início, nesta terça-feira (5), às atividades do segundo semestre legislativo com a realização de sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. A sessão contou com a presença especial dos alunos do 9º ano da EEF Antônio Ferreira de Melo, acompanhados pelo professor Givaldo Batista.
No Pequeno Expediente, os vereadores inscritos puderam utilizar o tempo regimental para apresentar temas importantes para o município. Entre os destaques, o vereador Cleilson Móveis (Agir) relatou visitas às unidades de saúde do município e cobrou soluções para a superlotação dos leitos. Já o vereador Lukão (PSDB) denunciou aumentos abusivos nas contas de água da Cagece, e o presidente Felipe Vasques (Agir) reforçou a cobrança por explicações à companhia. O vereador Barbosa Neto (PT) destacou a conquista de uma nova policlínica para Juazeiro do Norte, por meio do PAC do Governo Federal.
Durante os requerimentos verbais, os vereadores apresentaram diversas demandas da população juazeirense, abrangendo áreas como saúde, infraestrutura, limpeza urbana, segurança e mobilidade. Foram solicitadas ações como desobstrução de esgotos, reparos em vias públicas, fornecimento de informações sobre cirurgias e medicamentos nas UPAs, melhorias em postos de saúde e atenção à situação das ruas após obras de saneamento. Também foram requisitadas medidas para a requalificação de espaços públicos, implantação da Procuradoria da Mulher da Casa Legislativa, além da destinação de área para prática de aeromodelismo.
Na Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram importantes matérias, com destaque para a emenda do Poder Executivo que altera a nomenclatura da Guarda Municipal para Polícia Municipal de Juazeiro do Norte. A mudança também implicou na alteração da Lei Complementar nº 121 de março de 2019, passando a denominar oficialmente o órgão de segurança como Polícia Municipal. O presidente da Câmara, vereador Felipe Vasques, afirmou que apesar de ser uma mudança simbólica, representa um reconhecimento justo ao trabalho exercido pelos agentes, que têm feito a diferença na segurança pública da cidade.
Os vereadores também aprovaram projetos voltados para o esporte, saúde e educação, como o Bolsa Esporte Juazeiro do Norte, de autoria do vereador Bilinha (PT); a criação do Dia Municipal de Conscientização da Diabetes, da vereadora Professora PG (Podemos); e o “Programa Olhos Atentos”, que visa capacitar profissionais da educação para identificar sinais de violência, proposto pela vereadora Rita Monteiro (PSB). Também foram aprovadas proposições como a instituição do Dia Municipal do Motociclista e do evento “Motofest Juazeiro do Norte”, de autoria do vereador Cleilson Móveis (AGIR), e a criação do Dia Municipal da Vigilância Sanitária, celebrado anualmente em 5 de agosto, proposto pelo vereador Jullian de Ciélio (PSB).
No Grande Expediente, o agente sanitário Eduardo Belém usou a tribuna para falar sobre a importância da Vigilância Sanitária e reforçar a importância da atuação dos profissionais do setor para o bem-estar da população. Os vereadores reconheceram a importância do trabalho feito pelos profissionais. A vereadora Professora PG destacou o Agosto Lilás e a necessidade de debater o combate à violência contra a mulher em todos os espaços. A vereadora Rita Monteiro fez uma prestação de contas de suas ações e expressou preocupação com a saúde pública da cidade. Já o vereador Rafael Cearense (Podemos) parabenizou o trabalho da Prefeitura pelo asfaltamento e alargamento da estrada do Sítio Carás do Umari. A sessão foi encerrada com a leitura dos requerimentos escritos dos parlamentares.
Deixe um comentário