Prefeitura de Barbalha explica motivo de atraso no pagamento de parcela do Programa Bolsa Jovem

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informou aos jovens contemplados pelo Programa Bolsa Jovem 2025 que o pagamento da 1ª parcela, inicialmente previsto para o dia 24 de julho de 2025, não foi concluído até o momento, em razão de um problema técnico de natureza bancária e sistêmica, que, segundo a pasta, é alheio à gestão municipal.

Neste novo ciclo do programa, houve a necessidade de substituição da conta-mãe utilizada em anos anteriores, uma vez que, por orientação da Caixa Econômica Federal, não é permitida a continuidade da conta antiga em novos processos de convênio. Contudo, a Caixa Econômica Federal não comunicou previamente a abertura da nova conta à plataforma estadual e-Parcerias, responsável pela gestão financeira do convênio, o que gerou falhas no fluxo de informações e impactou diretamente os trâmites administrativos.

A mudança não reconhecida gerou uma inconsistência no sistema, o qual passou a identificar a conta anterior como inexistente, impedindo a emissão das Ordens Bancárias de Transferência (OBTs)  etapa indispensável para liberação dos recursos aos beneficiários.

Segundo a prefeitura, ainda na tarde da quinta-feira (24/07), a Secretaria de Assistência Social iniciou, em diálogo com a Controladoria Geral do Estado (CGE), os procedimentos para regularização. Já foi solicitado o apostilamento do convênio junto à Secretaria da Proteção Social (SPS), o que permitirá a atualização dos dados bancários no sistema e, posteriormente, a reemissão das OBTs.

A gestão municipal reforçou que tem acompanhado de perto todo o processo, mantendo contato direto com os órgãos estaduais competentes, e seguirá atuando até a completa normalização da situação. Tão logo haja uma nova previsão para liberação dos pagamentos, ela será divulgada por meio dos canais oficiais da Prefeitura.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos