A Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, nesta terça-feira (22), o resgate de um filhote de veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), no município do Crato, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. O filhote teria se perdido da mãe e foi encontrado próximo a uma residência.
A composição do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA/PMCE) foi acionado para realizar o resgate do animal silvestre. Ao chegar ao local, foi constatado que se tratava de um veado filhote. O animal foi encontrado próximo a uma residência na região.
Após o resgate, o animal foi encaminhado para a ONG BiodiverSe onde passará por um período de triagem e cuidados médicos veterinários para em seguida ser devolvido à natureza.
A caça de animais silvestres é proibida no Brasil, conforme a Lei de Proteção à Fauna (Lei nº 5.197/67) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Matar, perseguir, caçar ou capturar animais sem autorização é crime ambiental, com pena de detenção e multa. A punição é ainda mais severa se envolver espécies ameaçadas de extinção ou métodos cruéis. A legislação visa proteger a biodiversidade e manter o equilíbrio ecológico.
Deixe um comentário