Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras já estão depositando seus resíduos em um aterro particular.
Os municípios do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Cariri Oriental (CORES) fecharam seus lixões. Apesar da organização e das discussões, os municípios não esperaram a efetivação do aterro consorciado. Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras já estão depositando seus resíduos em um aterro particular em Juazeiro do Norte.
Atualmente, o Cores é presidido pelo prefeito de Porteiras, Alboino Neto (PSB); mas, a medida para a extinção dos lixões foi articulada e implementada pelo seu ex-presidente, Cícero Figueiredo (PT), ex-prefeito de Milagres. Segundo Figueiredo, a medida emergencial foi tomada para atender a legislação que previu a extinção dos lixões para agosto de 2024.
A discussão para a implantação do aterro consorciado continua, mas sem previsão de implantação. A avaliação de alguns gestores é que a discussão está mais perto do romantismo, que de uma resolução prática.
Por Madson Vagner
Deixe um comentário