MP do Ceará orienta que agentes públicos de Campos Sales não façam promoção pessoal, política ou partidária no festival CAMPFEST 2025

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Campos Sales e da Promotoria da 38ª Zona Eleitoral, recomendou, na última quinta-feira (24/07), que agentes públicos evitem qualquer promoção pessoal ou política, por qualquer meio, de si mesmos ou de outros gestores municipais, estaduais, de partidos políticos em geral ou de servidores públicos durante a programação do CAMPFEST 2025. O documento ainda traz outras orientações sobre condutas vedadas por agentes públicos da cidade e empresas ou profissionais contratados para a realização do evento durante o festival, que ocorrerá entre os dias 27 e 29 de julho, em comemoração aos 126 anos do município. O objetivo, segundo o MP do Ceará, é coibir a promoção de políticos ou partidos no evento.

A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Tadeu Furtado, é uma medida preventiva, tendo em vista que o CAMPFEST é a maior festa da cidade e em 2026 será ano de eleição para os cargos de presidente, governador, deputado e senador. A utilização de festas de grande porte para promover candidatos ou partidos políticos pode caracterizar abuso de poder econômico e político.

No documento, o MP orienta que os agentes públicos não promovam ou autorizem falas, discursos ou agradecimentos de agentes políticos no festival e que não veiculem publicidade de qualquer tipo que mencione ou remeta de alguma forma a agentes públicos ou políticos. A recomendação requer também que sejam realizadas orientações e advertências expressas para os locutores, promotores, anunciantes, cantores, animadores e demais participantes do evento a respeito de citações, elogios, cumprimentos e agradecimentos pessoais a gestores e políticos durante o CAMPFEST 2025. O MP do Ceará e o Ministério Público Eleitoral poderão adotar as medidas administrativas e judiciais cabíveis em caso de descumprimento da recomendação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos