Maranguape é a cidade mais violenta do brasil segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança 2025

O município cearense de Maranguape foi a cidade com a maior taxa de homicídios do Brasil em 2024 entre aquelas com mais de 100 mil habitantes, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança 2025, divulgado nesta quinta-feira (24).

Entre 2022 e 2023, Maranguape registrou um aumento de 87% na taxa de mortes violentas intencionais, alcançando 74,2 casos por 100 mil habitantes. Segundo o Anuário, a escalada da violência no município está diretamente ligada aos confrontos entre as facções Comando Vermelho e Guardiões do Estado.

Maranguape é a cidade natal do humorista Chico Anysio, antes conhecida pela calmaria e clima ameno no pé da serra. No entanto, o avanço de facções criminosas nos últimos 20 anos e os confrontos por domínio de regiões acabaram com o pacifismo local.

💡 Entenda: Para compilar o Anuário, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que organiza o levantamento, considera como mortes violentas intencionais (MVI):

  • Homicídios dolosos;
  • Feminicídios;
  • Latrocínios;
  • Lesões corporais seguidas de morte;
  • Mortes de policiais;
  • Mortes decorrentes de intervenções policiais.

 

Impacto das facções criminosas

A dinâmica do crime organizado no Ceará tem passado por transformações que ajudam a explicar o aumento da violência em cidades como Maranguape. Segundo César Barreira, pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC), o que se observa é uma nova fase nas relações entre facções criminosas.

Em um primeiro momento, havia certo alinhamento entre grupos locais e grandes facções de atuação nacional, segundo o pesquisador. Com o tempo, essas alianças passaram a sofrer rupturas, o que contribui diretamente para o crescimento das taxas de homicídios.

Fonte: G1


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos