João Fonseca afirma que meta é ser número 1 do mundo: “Faltam 46 para chegar no meu sonho”

No início desta semana, João Fonseca entrou para a lista dos dez tenistas brasileiros mais bem ranqueados na história da ATP ao alcançar a melhor posição da carreira: número 47 do mundo. Em São Paulo durante evento de um de seus patrocinadores nesta terça-feira, o jovem de 18 anos falou em exclusividade ao ge sobre seu momento e reforçou o objetivo de alcançar o topo, no seu próprio ritmo.

“João Fonseca avalia momento e reforça objetivo de alcançar o topo”

– Muitas pessoas fazem comparações. O João já atingiu isso com tal idade. Cada um tem seu tempo, cada um tem sua própria história. Eu quero ter a minha própria história. O tênis é baseado em números, eu estou em 47, faltam 46 para chegar no meu sonho que é ser número 1 do mundo, só que é muito longe. A gente sabe disso, que tem muito trabalho pela frente. Mas com certeza eu tenho um sonho grande que é ser número 1 do mundo e eu acredito sim que eu posso chegar lá, obviamente com muito trabalho, dedicação e humildade – disse.

João Fonseca participa de evento de patrocinador antes de embarcar para o Masters 1000 de Torono — Foto: Luiz Henrique Novaes

João Fonseca participa de evento de patrocinador antes de embarcar para o Masters 1000 de Torono — Foto: Luiz Henrique Novaes

Direto da capital paulista João embarcou para o Canadá, onde participará do Masters 1000 de Toronto a partir de domingo. Vai ser a estreia do brasileiro no campeonato. Segundo ele, será mais uma oportunidade de experimentar algo novo pela primeira vez, o que já virou rotina neste ano de 2025.

– Muitas descobertas, eu acho que toda semana está sendo uma primeira vez para mim em muitas coisas. Está sendo a primeira vez em Toronto, a primeira vez em Cincinnati, vou jogar pela primeira vez na Laver Cup também, é minha primeira na chave principal do US Open. Estou descobrindo muitas coisas e é bom para ir criando essa experiência nesses torneios, jogar com adversários diferentes e muito bons e está sendo muito importante para minha evolução enquanto atleta – explicou.

Desde que decidiu adiar os planos de ingressar na universidade e focar na carreira como tenista profissional, João Fonseca tem vivido fortes emoções. Em 2025, ele conquistou seu primeiro título ATP 250, em Buenos Aires, e estreou na chave principal dos principais torneios do mundo. Após disputar Australian Open, Roland Garros e Wimbledon, ele se prepara para completar a lista de Grand Slams. João já está confirmado na chave principal do US Open, a partir de 24 de agosto.

– Eu era uma promessa e agora estou me consagrando, então acho que muita coisa mudou. O Australian Open me trouxe mais visibilidade, as pessoas começaram a conhecer o João e eu fui crescendo cada vez mais no ranking. Acho que muita coisa mudou, não só de nível técnico, físico e mental, mas a maturidade e a experiência de lidar com esses momentos e torneios tão grandes – avaliou.

Por Por Giovana Pinheiro e José Renato Ambrósio/Ge


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos