Dr. Guilherme Saraiva lança projeto FIBROLEVE e reforça compromisso com cuidado humanizado a pacientes com fibromialgia em Barbalha

O prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme Saraiva, lançou nesta terça-feira (30) o projeto FIBROLEVE: mais autonomia, mais leveza, menos dor, iniciativa pioneira no município voltada ao atendimento especializado e humanizado de pessoas com fibromialgia. A ação representa mais um avanço na política pública de saúde, que tem sido tratada como prioridade em sua gestão.

Durante o evento, Dr. Guilherme também reinaugurou a Academia da Saúde Padre Paulo de Sá Gurgel, na Praça Kennedy, espaço que foi revitalizado e agora passa a funcionar como polo de promoção da saúde e bem-estar para pacientes atendidos pelo programa.

“Barbalha está se tornando referência no cuidado com pessoas que convivem com a fibromialgia. Lançamos o FIBROLEVE para garantir não apenas acesso ao tratamento, mas dignidade, acolhimento e respeito. Estipulamos um prazo de até 90 dias para garantir a entrega dos medicamentos, porque saúde é prioridade”, destacou o prefeito.

A ação contou com entrega de medicamentos com cobertura para 3 meses, distribuição de vitamina C, práticas integrativas como massagem e atividades físicas, avaliação nutricional e aferição de pressão e glicemia. Os pacientes também receberam carteirinhas de identificação, que asseguram prioridade no atendimento público, gratuidade no transporte municipal e acesso a assentos preferenciais.

A iniciativa integra uma rede de cuidado multiprofissional já em funcionamento no município. Barbalha foi a primeira cidade do Cariri a implantar, em 2023, um Ambulatório de Fibromialgia, que atua no Centro de Especialidades e Diagnóstico (CED) com acompanhamento clínico, terapêutico e psicossocial.

Com o lançamento do FIBROLEVE, Dr. Guilherme reafirma seu compromisso com políticas públicas que colocam as pessoas no centro das decisões, promovendo mais saúde, inclusão e qualidade de vida.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos