A programação da semana inclui ainda a sessão adaptada na sala imersiva para pessoas com autismo, que acontecerá nos dias 7 e 21 de junho
O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove nesta semana uma oficina de adereços juninos na sexta (6) e no sábado (7). Ainda no sábado (7), acontece mais uma edição da sessão adaptada na sala imersiva para pessoas com autismo e uma sessão de desenho com modelo vivo. Na sala imersiva, seguem em cartaz “Re-floresta”, “Fósseis do Cariri” e “Aves do Ceará”, além das exposições físicas “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, “Imaginar os Cearás” e “Laboratório dos Sentidos”. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Na sexta-feira (6) e no sábado (7), acontece a atividade “Viva São João! – Oficina de adereço junino”, com Joaquim Sotero, figurinista, aderecista e pesquisador cultural. A programação acontece das 15h às 18h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). Estão sendo ofertadas 20 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link. A proposta desta oficina é fazer com que o participante elabore um adereço para festas juninas de forma lúdica e simples, utilizando materiais da região e de baixo custo, sem deixar de lado as tradições, como a palha, as fitas de cetim, as estampas coloridas e o xadrez. Além disso, a oficina abordará um pouco sobre esses adereços e figurinos juninos, desde a pesquisa de imagens e de materiais, o desenho e o desenvolvimento do croqui, até a execução do adereço. Em seguida, haverá a parte prática, com a confecção do adereço junino para uma festa de São João.