ESP/CE projeta capacitar mais de cinco mil profissionais de saúde por meio de cursos livres em 2025

Referência no desenvolvimento da força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) planeja qualificar mais de cinco mil profissionais de níveis médio e superior, por meio de cursos livres, até dezembro deste ano.

A projeção considera 16 projetos pactuados com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), resultando na abertura de aproximadamente 70 capacitações.

De acordo com a Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da autarquia, diversas temáticas serão consideradas durante a execução do cronograma, como Saúde Mental, Saúde Materno-infantil, Transplantes de Órgãos e Tecidos, Oncologia e Vigilância em Saúde.

“O objetivo é que, a partir desses projetos educacionais, os profissionais desenvolvam novas habilidades e conhecimentos, podendo, assim, aperfeiçoar as políticas de promoção à saúde no atendimento à população”, explica a gestora da Dieps, Suzyane Barcelos.

Agenda de maio

Pelo menos seis novos cursos iniciam as atividades neste mês, concentrando-se nas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) de Fortaleza, Caucaia e Quixadá. As capacitações previstas são: Apoio Matricial em Saúde do Trabalhador, Assistência à Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde (APS), Multiprofissional de Assistência ao Transtorno do Espectro Autista, Determinação de Morte Encefálica e Saúde Mental na APS.

O ingresso dos participantes nos ciclos de aprendizagem ocorre por meio de designação da gestão de saúde dos municípios, que considera as necessidades dos respectivos territórios.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos