Teve início na manhã desta segunda-feira, 19, em Juazeiro do Norte, o Curso de Formação de Agentes de Trânsito voltado para Guardas Municipais. A capacitação acontece no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SESP) e tem como objetivo reforçar as ações de educação, fiscalização e repressão a crimes de trânsito no município, por meio da criação do Grupo de Policiamento de Trânsito (GPTran).
Ao todo, participam do curso 30 guardas civis metropolitanos (GCMs), dois agentes de trânsito de Juazeiro do Norte, além de guardas municipais do Crato e agentes do município de Cedro. A formação é promovida pela Academia Municipal de Segurança Pública e Trânsito da SESP e terá duração de 28 dias, com aulas em dois turnos, incluindo sábados e, eventualmente, atividades no período da noite. Ao final, os participantes passarão por uma avaliação teórica.
Durante a abertura do curso, o secretário de Segurança Pública, Cláudio Luz, destacou a importância do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) como órgão essencial na organização do tráfego da cidade, responsável pela engenharia, educação e fiscalização. Ele também adiantou que o futuro GPTran terá autonomia para atuar diretamente nos casos de infrações e crimes de trânsito, e que o município já está em processo de licitação para a aquisição de novas motocicletas.
Segundo o secretário, a integração entre Demutran e GCM está amparada por convênio e segue todas as exigências legais, garantindo que os agentes estejam devidamente habilitados. O comandante da Guarda Civil Metropolitana, César Alves, reforçou a legalidade do processo, que segue critérios técnicos definidos em portaria. Ele destacou ainda que a nova função exigirá esforço redobrado dos servidores, com atuação pautada pela honestidade e responsabilidade.
Deixe um comentário