Serão selecionados 7 artistas com bolsas de R$ 5 mil para residências no Cariri e em diferentes territórios brasileiros
Artistas das áreas de artes visuais, música e literatura podem se inscrever para o Programa de Residências e Intercâmbios Artísticos, promovido pelo Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, até o dia 2 de junho. A seleção contemplará sete artistas com bolsas de R$ 5 mil para vivências imersivas de 30 dias em diferentes territórios do Brasil.
O Programa de Residências e Intercâmbios Artísticos do Centro Cultural do Cariri integra a política cultural do equipamento — que é da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte — e têm como proposta fomentar intercâmbios artísticos entre o Cariri e outras regiões, promovendo trocas estéticas, poéticas e transdisciplinares.
O programa se divide em duas categorias. A Flecha é voltada a artistas dos 29 municípios da região do Cariri cearense, que desenvolverão seus projetos em outros estados. Já a Transmigração é destinada a artistas de outras localidades que queiram realizar intercâmbio cultural no território caririense.
Na edição de 2025, a categoria Flecha selecionará dois projetos de Artes Visuais, com residência no espaço Chão SLZ, em São Luís/MA; dois de Literatura, com vivência na Serra da Capivara, em Coronel José Dias/PI, e no Cariri; e um de Música, com residência no Paço do Frevo, em Recife/PE. Já a categoria Transmigração contemplará dois projetos de Artes Visuais, a serem desenvolvidos na região do Cariri.
Para a Transmigração, é necessário que o projeto tenha relação direta com o território caririense, abordando aspectos culturais, ancestrais, paleontológicos, geográficos, naturais, arqueológicos ou históricos.
As inscrições são realizadas pelo Mapa Cultural do Ceará, por meio do link: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/6504/
Para participar, os artistas interessados devem apresentar um projeto de pesquisa contendo resumo, justificativa, objetivos, proposta metodológica e plano de atividades, além de currículo, portfólio e comprovante de residência. É possível anexar materiais complementares como imagens, vídeos ou PDFs. Também é necessário preencher as autodeclarações para concorrer às vagas de ações afirmativas, conforme modelos disponíveis no edital.
O processo de seleção será realizado em duas etapas: análise documental e avaliação técnica. O resultado final será divulgado em 11 de julho, com chamada para os aprovados no dia 14 e entrega da documentação até 17 de julho.
Conheça os locais da Residência Flecha e o edital completo aqui.
Confira o cronograma
Inscrições – Até 2 de junho
Análise documental – 3 a 10 de junho
Resultado preliminar da Etapa 1 – 13 de junho
Pedidos de recurso – 14 e 15 de junho
Resultado final da Etapa 1 – 20 de junho
Avaliação técnica – 21 a 30 de junho
Resultado preliminar da Etapa 2 – 4 de julho
Pedidos de recurso – 5 e 6 de julho
Resultado final – 11 de julho
Chamada dos aprovados – 14 de julho
Prazo para entrega da documentação – 17 de julho
Ações afirmativas
O edital prevê políticas afirmativas com reserva de vagas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros e pessoas com deficiência. Das sete vagas ofertadas, duas são destinadas à ampla concorrência e as demais a esses grupos sociais, como forma de promover reparação histórica e garantir o acesso às políticas públicas de cultura.
Sobre o Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.
Instalado na cidade do Crato, Ceará, o equipamento é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios. Desde sua abertura ao público, cerca de 1.500 ações foram realizadas e aproximadamente 600 mil pessoas foram beneficiadas com as programações, todas totalmente gratuitas.
O equipamento ocupa uma área de mais de 50 mil metros quadrados e conta com uma ampla estrutura que inclui três galerias, nove residências artísticas, duas salas de formação, biblioteca Baobá, Pequeno Palco, Ateliê de Artes e Ofícios, rádio Unáe, Bosque, Terreiro das Artes, área verde, areninha, pista de esportes de radicais, duas quadras de areia e uma brinquedopraça. Em processo de estruturação, estão o teatro escola, as salas de aula e ensaio, o café, o restaurante escola e o planetário. Com essa diversidade de espaços, o Centro Cultural do Cariri se consolida como um equipamento de encontro e convivência, promovendo o acesso democrático à cultura, à educação, à ciência e à cidadania.
Serviço
Centro Cultural do Cariri segue com inscrições abertas para programas de residência artística até 2 de junho
Clique aqui para realizar sua inscrição.
Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: editalresidencias.cccariri@institutomirante.org
Deixe um comentário