O Partido dos Trabalhadores do Ceará anunciou, nesta segunda-feira (26), a formação de uma chapa unificada para o Processo de Eleição Direta (PED) 2025, consolidando uma ampla aliança entre as principais correntes internas da legenda: o Campo Democrático e o Campo Popular.
A articulação foi conduzida pelo deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara, em diálogo direto com o ministro Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão neste sábado, 24.
Esse movimento reforça a pré-candidatura de Guimarães ao Senado Fedral. Camilo, ainda em fevereiro, declarou apoio ao projeto de Guimarães em 2026.
*PED*
O entendimento entre as lideranças fortalece o partido rumo aos desafios eleitorais de 2026 e reforça a sintonia entre os governos estadual, federal e da capital.
Com o acordo, o atual presidente estadual do PT, Antônio Filho (Conin), teve seu nome confirmado como candidato à reeleição pela chapa unificada.
O processo de unificação não mira apenas as disputas internas, mas tem como objetivo preparar o partido para os embates eleitorais futuros e manter a sintonia entre governos e base militante.
A consolidação da chapa única conta com o apoio de prefeitos, prefeitas, lideranças de movimentos sociais e das mais diversas regiões do estado.
“Essa unidade é estratégica. O PT do Ceará está governando, ao mesmo tempo, o Brasil, o Estado e a capital Fortaleza.Precisamos de um partido forte, organizado e conectado com as bases para sustentar esse projeto coletivo”, destacou Guimarães.
O objetivo é fortalecer o partido, garantir coesão interna e preparar a militância para os debates nacionais e estaduais que se aproximam, com destaque para a reeleição do presidente Lula e do governador Elmano em 2026.
O PED 2025 promete ser o maior já realizado no Ceará, com forte mobilização da base petista.
Deixe um comentário