Aluna do CBMCE é premiada em concurso literário nacional sobre a Força Expedicionária Brasileira

A estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) do Corpo de Bombeiros Militar Estado do Ceará (CBMCE), Dâmaris Raquel Lima Souza Messias, conquistou o primeiro lugar no II Concurso Literário promovido em alusão aos 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O tema sugerido foram os “80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira: Heróis sempre lembrados”.

A cerimônia de premiação foi realizada durante as comemorações oficiais da data e contou com a presença de autoridades civis e militares. A entrega do certificado foi conduzida pelo Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Cristiano Pinho Sampaio, e pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel comandante-geral Cláudio Barreto. Além do certificado, a aluna recebeu um tablet, uma caneca oficial da FEB e livros sobre a história da Força Expedicionária Brasileira.

Destaque acadêmico e compromisso com a memória histórica

Dâmaris ingressou no CMCB em 2014, ainda no primeiro ano do Ensino Fundamental I, por meio de um concurso público. Desde então, tem se destacado em diversas iniciativas educacionais. Em 2024, foi medalhista de prata na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), conquista que lhe rendeu uma bolsa de iniciação científica concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No mesmo ano, também obteve o terceiro lugar no Concurso de Redação da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) de Fortaleza, abordando os desafios no combate à sonegação fiscal no âmbito do Programa Nota Fortaleza.

“Participar deste concurso literário foi uma experiência profundamente enriquecedora. Busquei relembrar e destacar os aspectos simbólicos de um período tão marcante da nossa história, escrevendo com responsabilidade e sensibilidade”, afirmou a aluna, que fez questão de agradecer à família, aos professores e ao corpo docente do CMCB, especialmente das áreas de Linguagens e Ciências Humanas.

Herança da FEB: 80 anos de coragem e patriotismo

O oito de maio marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, data histórica que simboliza a rendição das forças do Eixo e o triunfo da democracia. Para o Brasil, trata-se de um momento de reverência à bravura dos mais de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira, que atuaram no Teatro de Operações Europeu, especialmente na Itália. Dentre eles, 337 eram cearenses.

Em homenagem a esse legado, o Comando da 10ª Região Militar promoveu uma solenidade especial e lançou o II Concurso Literário com o objetivo de estimular a reflexão crítica e o resgate da memória histórica entre os jovens estudantes da rede pública de ensino.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos