Em uma iniciativa voltada para o resgate do patriotismo e da cultura local, a Câmara Municipal de Caririaçu aprovou por unanimidade e o prefeito Acácio Leite sancionou a Lei Nº 977/2025, que torna obrigatório o hasteamento da Bandeira Nacional e a execução do Hino Nacional e do Hino do Município em todas as escolas públicas municipais e privadas da cidade. A lei foi sancionada na sexta-feira, dia 14 de março de 2025, após ter sido pautada e aprovada na sessão da Câmara na quarta-feira, dia 12.
O projeto é de autoria do vereador Ediglê Cardoso, que justificou a proposta destacando a importância de reforçar o conhecimento dos estudantes sobre os símbolos nacionais e municipais. “Acompanhando as formaturas dos nossos alunos, percebi que muitos estudantes não sabem cantar o Hino Nacional e desconhecem o Hino do Município. Por isso, apresentei este projeto de lei para que a execução dos hinos se torne obrigatória em todas as escolas, promovendo o resgate da nossa cultura e do patriotismo desde cedo”, afirmou o vereador.
De acordo com a nova legislação, o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, acompanhado pela execução dos hinos, deverá ocorrer pelo menos uma vez por semana em cada instituição de ensino. Para as escolas que não possuem mastros para as bandeiras, a solução prevista é a seleção de três alunos para segurá-las durante a execução dos hinos.
Além disso, a lei estabelece que, pelo menos uma vez por mês, o Hino da Bandeira também seja incluído na cerimônia, cabendo a cada escola decidir se substituirá ou não o Hino Municipal nesta ocasião.
Com a nova medida, espera-se que as crianças e jovens de Caririaçu tenham maior contato e apreço pelos hinos e bandeiras, consolidando o conhecimento e respeito à história e identidade do município.