Exposição no Centro Cultural Daniel Walker retrata história do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto

O Centro Cultural Daniel Walker, em Juazeiro do Norte, recebe a exposição “Povos do Caldeirão – Lembranças de um Lar”. A exposição, que apresenta fotografias e objetos, está aberta à visitação até o próximo dia 25 de outubro. A mostra busca despertar o interesse das escolas e da população para a história local e figuras importantes da região.

A exposição retrata a história e a memória do Caldeirão, destacando imagens e artefatos de seu cotidiano. O projeto da exposição começou entre 2003 e 2005, realizado por Pedro Andrade, irmão de Mazé Sales. Depois de exposta no Cariri Shopping, a mostra foi levada ao Caldeirão da Santa Cruz de 2013 a 2024, reforçando o vínculo com o local.

A história do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, do Beato José Lourenço e da Irmandade da Santa Cruz remete a uma comunidade em que tudo era de todos. Povos de todo o Nordeste viveram em abundância, com trabalho, disciplina, oração e seguindo os princípios da irmandade.

Instalada no Centro Cultural Daniel Walker, a exposição foi organizada por Mazé Sales com a ajuda de Regis Alves, membro da Associação Memorial Beatriz Lourenço e integrante do Projeto Caldeirão Hoje. Mazé e Pedro, filhos de remanescentes do Caldeirão, se sentem responsáveis por manter viva sua história.

A Exposição “Povos do Caldeirão – Lembranças de um Lar” conta com a curadoria e produção de Regis Alves, coordenação de Priscila Lucena, consultoria especial de Mazé Sales e apoio da Secretaria de Cultura (SECULT) de Juazeiro do Norte.