Secretaria das Mulheres e TRE-CE firmam parceria para combate à violência política de gênero

Visando fomentar a prevenção à violência política de gênero, com foco nas eleições municipais de 2024, a Secretaria das Mulheres reuniu-se, na nesta terça-feira (9), com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para debater ações colaborativas neste propósito.

Na ocasião, foram debatidos desafios e estatísticas acerca do atual cenário da presença feminina na política cearense, considerando fatores como as fraudes à cota de gênero e a insuficiência de mulheres nas gestões de partidos. “É fundamental que, além da aplicação da legislação e da repreensão de violações, trabalho cada vez melhor desempenhado pelo TRE do Ceará, unamos forças também para prevenir a exclusão e a violência política”, pontuou a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, destacou que essa postura deve ser um esforço conjunto, com o compromisso de órgãos públicos, partidos e do próprio eleitorado cearense. “O TRE-CE vem ampliando as frentes de combate a qualquer tipo de violência contra as mulheres, sejam as que compõem o público interno, sejam candidatas e eleitoras. Então, estamos firmes e dispostos a firmar mais parcerias em prol da igualdade e da representatividade no cenário político”.

Ainda no encontro foram apresentadas iniciativas já ativas do TRE-CE neste sentido, como os eventos de debate sobre o tema, a expansão da Ouvidoria da Mulher para o interior do estado e a implantação do Programa de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra magistradas e servidoras da instituição.

Como encaminhamento da reunião foram citadas possibilidades de ampliação desses projetos e a criação de uma nova comissão interinstitucional para fomentar a disseminação de informação sobre a violência política de gênero, que será lançada em breve, visando a proximidade do pleito municipal deste ano.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos