G20 no Ceará: Trilha de Finanças terá debate inédito sobre dívidas soberanas

Em uma iniciativa pioneira da presidência do Brasil no G20, Fortaleza sediará, nesta terça-feira (11), o “Africa-led debate on debt and development financing” (Debate liderado pela África sobre dívida e financiamento do desenvolvimento). A reunião tem como foco uma discussão sobre dívidas soberanas pautada a partir da perspectiva de países africanos. O debate também contará com a participação de especialistas e acadêmicos cearenses, nacionais e internacionais.

“Nós estamos colocando os países devedores para liderarem o debate, para ampliarem a capacidade de discussão e formulação de novas propostas para resolver o problema da dívida dos países em desenvolvimento”, comentou o secretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda, Antônio Freitas, durante a abertura do evento, nesta segunda-feira (10).

O encontro, um evento paralelo à 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Arquitetura Financeira Internacional (IFA, na sigla em inglês), será realizado na Universidade de Fortaleza (Unifor). O tema faz parte de uma das diretrizes da presidência brasileira para o G20, a discussão acerca das renegociações de dívidas de países em desenvolvimento. A reunião será seguida de uma coletiva à imprensa, nesta terça-feira (11), no Centro de Eventos do Ceará (CEC), às 13h.

Estarão presentes Mariana Davi, representante da Trilha de Finanças do G20, e Olivier Pognon, representante de África. O Ceará sedia o encontro do Grupo Técnico (GT) do G20 que discute Arquitetura Financeira Internacional até esta quarta-feira (12).

Os jornalistas interessados em participar dessa agenda precisam se credenciar para o evento principal até às 23h30 desta segunda-feira (10): “Fortaleza -3rd Internacional Architecture Working Group Meeting“. As equipes de jornalismo devem se identificar no acesso E do Centro de Eventos do Ceará. No entanto, a entrada será feira pelo acesso D. Quem já fez o credenciamento para o briefing anterior está automaticamente credenciado e deve se apresentar no acesso E, não sendo necessário novo credenciamento, apenas identificação.

Serviço:

Coletiva de Imprensa – Grupo de Trabalho de Arquitetura Financeira Internacional no Ceará
Data: 11 de junho (terça-feira)
Horário: 13h
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz – Fortaleza – CE)

Fonte: Governo do Ceará/Erika Barreto e Íkara Rodrigues


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos