Senado lança ‘Cartilha da Vereadora’, voltada às parlamentares municipais

Foto: Rodrigo Viana/Senado Federal

Publicidade

Foi lançada nesta terça-feira (9) a Cartilha da Vereadora, elaborada pelo programa Interlegis, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). A iniciativa apresenta orientações para as atuais e futuras parlamentares municipais. A publicação, que será distribuída em municípios e também está digitalizada, incentiva a equidade de gênero nas câmaras municipais.

Estiveram presentes no lançamento o primeiro-secretário do Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), a procuradora especial da Mulher, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a senadora Teresa Leitão (PT-PE), a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, o diretor-executivo do ILB, Fernando Meneguin, e a coordenadora do Observatório da Mulher contra a Violência do Senado Federal, Maria Teresa Prado. 

Zenaide Maia sublinhou que a política é “o caminho mais efetivo para buscar transformações reais”.

— Mulheres, vocês só podem realmente ajudar o seu município e o seu estado e o seu país através da política — enfatizou Zenaide Maia.

Vereadoras de todas as regiões participaram no lançamento da cartilha: Professora Damiana, do município de Jaru (RO), Kalinka Meirelles, de Rondonópolis (MT); Marina Calsa, de Limeira (SP); Abigail Pereira, de Porto Alegre (RS); Gaby Valeska, de Sarzedo (MG) e Valda Siqueira de São Gonçalo do Amarante (RN). 

Ilana Trombka enfatizou que a presença das vereadoras “deu sentido” à publicação da cartilha.

— Independente da instância política, a presença das mulheres é fundamental no processo legislativo. Todas e todos precisamos de um poder público mais inclusivo e de um legislativo que possa fazer leis a partir da visão de homens e mulheres — disse. 

A coordenadora do Observatório da Mulher contra a Violência do Senado Federal, Maria Teresa Prado, ressaltou a importância da publicação.

— Passa a ser um material de apoio para que esta mulher que foi eleita possa se aprofundar em temas, […] por exemplo, como e por que criar um observatório [da mulher] em seu município — afirmou. 

Na opinião do diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Fernando Meneguin, a Cartilha da Vereadora pode ajudar a ampliar a participação feminina no cenário político.

— Além das orientações para a melhor atuação parlamentar, trata-se de uma forma de fomentar o empoderamento feminino no Legislativo — declarou.

Fonte: Agência Senado

Publicidade

Leia também