Museu da Imagem e do Som inicia programa de interiorização de ações formativas com curso de fotografia no Crato

O programa “Trilhas do MIS – no percurso da Imagem e do Som” prevê ações que buscam interiorizar atividades formativas e de composição de acervo

O Museu da Imagem e do Som do Ceará dá início ao seu programa “Trilhas do MIS: um percurso de imagem e som”, que prevê uma série de ações que buscam interiorizar as atividades formativas e de composição de acervo do MIS, levando-as para outras regiões do Ceará. A primeira atividade, que acontece em parceria com o Centro Cultural do Cariri, no Crato, será o curso “Um retrato do Ceará: prática de fotografia documental contemporânea”, com o renomado fotógrafo César Barreto.

A formação acontece nos dias 18, 19, 20, 22 e 23 de abril, das 14h30 às 17h30. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 15 de abril, pelo Sympla (link aqui). Serão disponibilizadas 15 vagas e é necessário possuir câmera ou celular de boa resolução e acesso a computador para tratamento de imagens.

O resultado das inscrições será divulgado no dia 16 de abril. O MIS e o Centro Cultural do Cariri integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

“Um retrato do Ceará: prática de fotografia documental contemporânea”

Em um mundo onde a fotografia digital se tornou predominante e os processos automatizados geram imagens em grande escala, é fundamental compreender o que constitui uma documentação fotográfica nos tempos modernos. Esta oficina propõe explorar essa temática, oferecendo ferramentas para utilizar os recursos disponíveis de forma confiável, preservando a história e capturando a essência contemporânea do Ceará.

O conteúdo inclui um breve histórico da fotografia documental brasileira, a evolução técnica da imagem fílmica para os sensores digitais, limites técnicos e controles na edição de imagens brutas, entre outros. Serão abordados elementos diversos, como paisagens, elementos urbanos e figuras humanas. O curso prevê ainda práticas de campo, onde os participantes terão a oportunidade de testar variáveis técnicas, compreendendo aspectos espaciais e ambientais, além de explorar a anexação de dados. Também será abordado o processamento de imagens utilizando softwares gratuitos.

Sobre César Barreto

Fotógrafo com mais de 40 anos de experiência dedicados à arte da imagem. Sua jornada na fotografia abrange uma variedade de segmentos, desde ensaios culturais até colaborações com artistas e editoras. Especializado na fotografia monocromática e no uso de câmeras de grande formato, seu trabalho mais conhecido, “Rio Pictoresco”, captura a essência da cidade em imagens que transcendem o tempo. Além disso, sua paixão pela documentação analógica o levou a ilustrar a transformação do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos. Atualmente, ele compartilha sua experiência como gerente dos laboratórios digitais e fotoquímicos no MIS Ceará, enquanto continua acreditando na importância do aprendizado contínuo e na partilha de conhecimento.

Serviço:

Curso “Um retrato do Ceará: prática de fotografia documental contemporânea”, com fotógrafo César Barreto
Data: 18, 19, 20, 22 e 23 de abril (quinta-feira a sábado e segunda-feira e terça-feira)
Horário: 14h30 às 17h30
Local: Centro Cultural do Cariri (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato – CE)
Vagas: 15
Pré-requisitos: necessário possuir câmera ou celular de boa resolução e acesso a computador para tratamento de imagens
Inscrições: gratuitas, abertas até 15 de abril, pelo Sympla (link aqui). Link também disponível na bio do Instagram do MIS (@mis_ceara) e do Centro Cultural do Cariri (@centroculturaldocaririce)
Resultado das inscrições: 16 de abril

,