Guarda Civil Metropolitana de Juazeiro do Norte tem novo comando

Foto: Divulgação/Prefeitura de Juazeiro do Norte

Publicidade

O prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, e o secretário de Segurança Pública, Cláudio Luz, presidiram a solenidade de mudança de comando na Guarda Civil Metropolitana (GCM), no último sábado, 30, no auditório da Secretaria de Educação. Os presentes acompanharam a posse do GCM Júlio César dos Santos Alves em lugar do também GCM Jozimar Correia. Antes, foi exibido um vídeo institucional sobre o trabalho da guarda e houve uma plenária com trocas de ideias, apelos e elogios.

Na oportunidade, o titular da SESP prestou contas sobre as buscas por acordos de cooperação com o governo federal quando voltou a manifestar defesa pelo porte funcional dos guardas civis. Cláudio Luz apontou um empecilho que foi o aumento nas alíquotas do IPI (Imposto sobre Propriedade Industrial) quando a empresa vencedora da concorrência para a compra de pistolas 9mm e munições se viu impedida de manter valores. Além disso, necessidade de nova autorização do Exército após a mudança de critérios.

Mesmo assim, o secretário disse que segue nas atividades, como o curso de prática de tiros, e espera ver a guarda armada até o fim do ano. Nesse contexto, o novo comandante da GCM falou que o prefeito Gledson Bezerra vai investir algo em torno de R$ 350 mil, sendo R$ 190 mil na compra de 25 pistolas; 135 mil para 20 mil munições e o restante com outros custos. Júlio Cesar disse que assumia a GCM com tranquilidade por ver a disposição do prefeito em ajudar e o comprometimento da tropa na sua missão.

Jozimar ficou à frente da GCM durante mais de três anos, tendo afirmado que a Guarda Municipal de Juazeiro é, hoje, exemplo nacional e agradeceu ao prefeito pelo respaldo que lhe foi dado. Na sua gestão, inclusive, a GCM trocou uma sede insalubre para um quartel que se constitui no melhor do Ceará. Já o secretário Cláudio Luz deixou claro o seu compromisso por avanços na normatização da guarda para que todo cidadão conheça de perto as atribuições e saiba como recorrer a estas.

Após agradecer o trabalho de Jozimar e almejar sorte ao novo comandante, o prefeito prometeu inaugurar, em breve, a sede própria da GCM com toda a estrutura necessária, no lugar onde funcionou a Delegacia da Polícia Federal. Falou, ainda, sobre as criações do GAM (Grupamento Ambiental Metropolitano), o NAP (Núcleo de Atenção Psicossocial) e as capacitações permanentes. Destacou, por fim, a entrega de novo fardamento, viaturas e motos bem como as convocações de mais 65 guardas aprovados no último concurso público dos quais 35 eram do cadastro de reserva.

Publicidade

Leia também