Câmara de Juazeiro do Norte aprova reajuste salarial dos servidores municipais e do magistério

Foto: Lucas Vieira

Publicidade

Em sessão plenária nesta terça-feira (9), a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou projetos de lei que tratam da revisão salarial de diversas categorias, incluindo profissionais das autarquias, fundações e magistério. Os reajustes foram distribuídos em duas mensagens encaminhadas pelo Poder Executivo.

A primeira versa sobre a aplicação de reajuste de 4,62% nos vencimentos mensais dos servidores efetivos do quadro pessoal, das autarquias e fundações municipais, enquanto a segunda matéria trata da recomposição salarial dos profissionais do magistério, no percentual de 3,62%.

As duas mensagens foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes, com 12 votos favoráveis e sem votos contrários e abstenções. Conforme as propostas, os reajustes são retroativos a 1° de janeiro de 2024.

A recomposição salarial de outras categorias, como Guarda Civil Metropolitana (GCM), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) já foram aprovados anteriormente pela Câmara Municipal.

O presidente Capitão Vieira Neto (MDB) lembrou que as revisões salariais não contemplam servidores que recebem um salário mínimo. Isso porque o Executivo judicializou emenda que fixa reajuste retroativo a janeiro de 2024, em vez de dezembro de 2023 para esta categoria.

“O prefeito fez uma representação contra mim no Tribunal de Contas do Estado. Infelizmente, agora em 2024, não podemos fazer essa propositura porque o tribunal de ainda está analisando a questão. O prefeito não quer dar o aumento para quem ganha um salário mínimo”, justifica Capitão Vieira.

Grande Expediente

O vereador Márcio Joias (PRD) apresentou uma série de propostas do plano de governo do prefeito Glêdson Bezerra que até o momento não foram cumpridas. Ele lembrou de promessas de campanha que não saíram do papel, como a construção de um centro esportivo, reformas nos mercados públicos, instalação de semáforos inteligentes, entre outras.

“Hoje mostrei o verdadeiro fazedor de promessas de Juazeiro, o verdadeiro estelionato eleitoral, aquele político que promete e não cumpre. Nenhuma dessas promessas foram cumpridas. É importante a gente mostrar para a população as falsas propostas que o prefeito mostrou, para que as pessoas não sejam mais enganadas”, disse o vereador.

Publicidade

Leia também