Abertura do Crato Indígena 2024 leva atividades do dia a dia de uma aldeia para a população

Publicidade

“O Crato é Um, é Oca!”. Com esse tema, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), e a Associação do Povo Cariri do Poço Dantas- UMARI, realizou na quarta-feira, 17, na Praça da Sé, a abertura do Crato Indígena 2024.

Em uma palhoça montada no centro da praça, crianças, representantes dos povos indígenas do nosso território e pessoas que passavam pelo local, participaram de muitas atividades organizadas para levar o dia a dia de uma aldeia, com experiência imersiva, contação de história, oficina de pintura corporal indígena e de confecção de bombas de semente, distribuição de mudas, e apresentação de toré.

A campanha Crato Indígena vem para debater, apresentar e compartilhar vivências do nosso povo indígena, além dos desafios vencidos que levaram aos avanços conquistados por estes.

O momento contou com a presença da gestora da SMDS, Ticiana Cândido; da coordenadora da Proteção Social Básica, Raíza Aquino; do presidente do CMDCA, Pedro Luvas Juvino; da assessora de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, Otonite Cortez; do assessor de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Renan Sales; e dos representantes das comunidades do Poço Dantas e do Chico Gomes, Vitor Cariri e Emanuel Leandro, respectivamente.

O Crato Indígena tem a parceria com as secretarias de Educação, Cultura, Meio Ambiente, e SESC. A programação segue nessa quinta-feira, 18, às 8h, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), com o Seminário “Cultura Indígena x Mudanças Climáticas”.

Publicidade

Leia também