Escola de Gastronomia Social realiza aula gratuita sobre técnicas de manejo de pescados

Foto: Divulgação

Publicidade

Rodolfo Vilar, do projeto A.MAR (SP), fará um workshop para aperfeiçoamento de técnicas para obtenção de um peixe de alta qualidade, nesta quinta-feira (21), às 14h30, na Cozinha Show da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), um equipamento da Secretaria da Cultura (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O evento é aberto ao público com inscrições no local por ordem de chegada até o preenchimento das vagas.

A atividade faz parte das ações da pesquisa “O Mar está para peixe – um pescado de qualidade no Serviluz”, desenvolvida na 6ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar da EGSIDB. A formação será sobre como identificar, obter, cuidar e manipular o pescado de forma minuciosa para atingir o potencial máximo de sabor, textura e aproveitamento, a partir de técnicas como Ikejime, Anatomia, Dry Aged Fish e Filetagem. Haverá degustação de produtos do projeto A.MAR, referência em aperfeiçoamento da qualidade de pescados.

O Laboratório de Criação é um espaço de fomento à pesquisa, que propicia o desenvolvimento de produtos e/ou processos e experimentações para fortalecer a cultura alimentar do Ceará. Funciona em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas a partir de edital. Os pesquisadores recebem uma bolsa e orientação de mentores que conduzem a qualificação dos projetos por meio de oficinas, palestras e masterclasses, enquanto realizam o plano de trabalho para cumprir com os objetivos e criar os produtos. O percurso tem uma duração de 8 meses e ao final os pesquisadores apresentam os resultados dos processos, produtos e devolutivas sociais.

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

Programação

Dia: 21/03 – Horário: 14h30 às 17h30 | Local: Cozinha Show da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza (Ceará)
Inscrição gratuita no local por ordem de chegada | Vagas: 50
Público-alvo: pessoas atuam na pesca, cozinha, pesquisa ou interessadas em pesca artesanal.

Fonte: Ascom Escola De Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Publicidade

Leia também