Prefeito do Crato anuncia reconstrução do monumento de Fátima

Foto: Divulgação/Prefeitura do Crato

Publicidade

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou, nesta segunda-feira, 5, da abertura dos trabalhos do Legislativo. Com a presença dos vereadores, o prefeito fez uma apresentação das ações e projetos da gestão municipal, referentes ao ano de 2023, com inaugurações nos mais diversos setores e localidades do Município, implantação de novos projetos, premiações da gestão e os avanços ocorridos no município.

O gestor destacou grades obras em andamento, como a reconstrução do Mercado Wilson Roriz, um marco na economia e desenvolvimento do Crato, Praça Linear e a Praça Pitias Peixoto, terminal de alternativos em plena execução. Na oportunidade, ele anunciou a reconstrução do Monumento de Nossa Senhora de Fátima.

O prefeito ressaltou o apoio do legislativo, para a o encaminhamento do Projeto de lei, em que pede o remanejamento de dotação orçamentária, atendendo à nova Lei de Licitações e recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, para dar andamento à reconstrução de imagem de Nossa Senhora de Fátima. Ele justificou que, após análise, não será possível recuperar a atual. O novo monumento terá cerca de 5 metros a mais que a atual, e contará com 46 metros.

Imagem será semelhante à de Fátima, em Portugal

O prefeito ressaltou que, após várias discussões, quer agora reconstruir a imagem total da santa, já foi estruturado todo o entorno com a parceria do governo do Estado, além da avenida de acesso. “Daremos essa contribuição aos fiéis de nossa senhora, pela devoção, além de possibilitar o fortalecimento do turismo e consequente incremento na economia”, afirma. Conforme Zé Ailton, já houve parecer da Diocese do Crato, com relação à nova imagem de Nossa Senhora, que ficará de acordo com a de Fátima peregrina, que veio de Portugal para a cidade do Crato. “Peço o apoio de todos os vereadores, para que possa fazer esse remanejamento”, acrescentou.

A sessão foi presidida pelo vereador Florisval Coriolano. Na ocasião, o prefeito destacou obras, inaugurações e os projetos em execução, especialmente para esse ano. A Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAA), as areninhas recém-inauguradas no Monte Alverne e na Vila São Bento, além do Muriti, essa com parceria do Governo do Estado, praças como a do Sertãozinho, a convocação de mais 185 concursados para as mais diversas áreas no ano passado, reforma e entrega de novas escolas, transporte escolar, pavimentações nos diversos bairros da cidade e melhorias no atendimento à saúde, estiveram entre os pontos abordados pelo prefeito. Em breve será entregue a unidade de saúde do Barro Branco.

O chefe do executivo ainda ressaltou o incentivo ao empreendedorismo, a vinda de novas empresas para o Crato, com a geração de mais empregos, a exemplo da Grendene, que inaugura ainda esse mês uma nova fábrica, ofertando mais 150 empregos. Em breve, serão iniciadas as aulas do colégio Farias Brito, gerando cerca de mais 300 empregos para a cidade.

Publicidade

Leia também