Patas e Plantas: novo projeto da Semasp de Juazeiro une causa animal e sustentabilidade ambiental

Foto: Divulgação/Prefeitura de Juazeiro do Norte

Publicidade

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), está lançando o projeto Patas e Plantas, com o objetivo de arrecadar rações para animais sob os cuidados de protetores comunitários. Em troca das doações, haverá a entrega de mudas de plantas para o reflorestamento urbano.

O projeto faz parte da Agenda 2030 e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao alinhar a causa animal à sustentabilidade, o Patas e Plantas busca conscientizar a população sobre a importância da vegetação urbana e da criação consciente. Além disso, pretende incluir, de forma direta, a comunidade local nos trabalhos desenvolvidos pela prefeitura no município.

Entre as espécies de plantas que serão doadas estão acerola, açaí, caju, goiaba, maracujá, oiti, palmeira hawaí, pitomba e flor-de-pavão. Todas as mudas passaram por uma avaliação prévia para analisar aspectos relativos à germinação, a fim de certificar seu bom estado para o plantio. Também foram consideradas as melhores épocas para o plantio de cada espécie, a fim de garantir a efetivação do reflorestamento.

Os cuidadores comunitários beneficiados pelo projeto serão acompanhados periodicamente, onde serão analisados o número de animais sob cuidados, condições de saúde e demais necessidades que possam influenciar na assistência alimentar.

Tanto a arrecadação das rações quanto a entrega das mudas acontecem na sede da Semasp, no Parque Municipal das Timbaúbas, na Avenida Ailton Gomes, bairro José Geraldo da Cruz. O horário para troca das doações é de 8h às 13h.

Publicidade

Leia também