Mais de 1,5 tonelada de recicláveis é coletada na Romaria de Candeias

Foto: Divulgação/Prefeitura de Juazeiro do Norte

Publicidade

Nesta romaria de Nossa Senhora da Candeias, entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, foi coletada mais de 1,5 tonelada de recicláveis das ruas de Juazeiro do Norte. Esse montante é 50% maior que o registrado na Romaria de Finados, e é resultado de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU) e as Associações e Cooperativas de Catadores de Recicláveis.

De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos e Reciclagem da Amaju, Maria Nei de Freitas, os principais produtos recolhidos são garrafas PET, latinhas, plástico e papelão. As atividades de coleta aconteceram pela Praça Padre Cícero, no entorno da Basílica Menor de Nossa Senhora da Dores e da Capela do Socorro, além do Centro de Apoio aos Romeiros, Teleférico do Horto e no Santuário de São Francisco de Assis.

A parceria com as Associações e Cooperativas de Catadores parte de uma resolução do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA). Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, destaca que essa colaboração ocorre em todas as festas religiosas de Juazeiro do Norte, sendo uma iniciativa inteligente ao unir a limpeza da cidade e a geração de renda para os catadores. “Todos os resíduos secos recolhidos, como PET, papel, papelão, têm uma destinação e servem exatamente para distribuir renda entre os catadores. Este é um trabalho que está focado em todos os eventos religiosos do município e não poderia ser diferente nessa grande Romaria de Candeias”.

Publicidade

Leia também