Juazeiro realizará cerimônia de entrega de absorventes gratuitos às alunas da rede municipal

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Publicidade

Juazeiro do Norte realizará, na próxima segunda-feira (19), a cerimônia de entrega de absorventes advindos do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. É uma parceria entre o município e o Governo Federal, mediante a portaria n° 4072, estabelecida em novembro de 2022. 
 
A ação, desenvolvida pelas Secretarias de Saúde e de Educação, que está inserida no Programa Saúde na Escola (PSE), ocorrerá na Escola Municipal Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, no bairro São José, às 9 horas. O momento simbólico dá início à distribuição dos absorventes às estudantes da rede municipal. Ao todo, 34 escolas, que são pactuadas no PSE, serão contempladas.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, em nível nacional, 25% das estudantes do ensino público já faltaram à aula por não possuírem recurso para a compra de absorventes. Com a iniciativa, aproximadamente 4 mil estudantes serão beneficiadas em Juazeiro. Para Andrea Landim, secretária de Saúde, o acesso a esse item também é questão de saúde. “Essa entrega, certamente, contribuirá para o bem-estar de muitas alunas que não têm como comprar os absorventes. Se sentir bem, confiante e com saúde é importante para um bom desenvolvimento escolar”, ressalta.
 
A entrega, organizada pela equipe do projeto, será feita dentro das próprias instituições de ensino, de acordo com um cronograma estabelecido. Ao todo, serão entregues 4 mil absorventes. 
 
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destaca o quanto a ação é importante na vida das estudantes. “É mais uma ação que impacta na aprendizagem das nossas estudantes, contribuindo para seu bem-estar e segurança dentro da escola”.

Publicidade

Leia também