INSS diz que não vai suspender aposentadorias e pensões por ausência da prova de vida presencial

Foto: reprodução

Publicidade

Por Agência News Cariri

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) afirmou que não suspenderá os benefícios de aposentados, pensionistas e quem recebe auxílios de longa duração por falta da prova de vida presencial. Há dois anos, cabe ao INSS a responsabilidade de realizar o procedimento.

Os atendimentos em agências para a realização da prova de vida aumentou após o envio, via aplicativo Meu INSS, da mensagem para assegurados, nascidos entre janeiro e fevereiro, que não estavam com os dados validados. Esse número chegou a, aproximadamente, 4 milhões de pessoas sem informações atualizadas.

Porém, o comunicado faz parte da rotina do INSS para destinar aos aposentados e pensionistas que não foram localizados na base de dados, motivo pelo qual não era confirmada a prova de vida. Os beneficiários não precisam se deslocar até o banco onde recebem aposentadorias, pensões ou auxílios, pois o INSS realiza a busca ativa nos endereços dos segurados. Por isso, é importante atualizar os dados.

Para que os benefícios não sejam suspensos, o INSS está ampliando a base de dados com outros órgãos para a expansão das informações. Esse cruzamento de dados é feito com as informações básicas do governo.

Publicidade

Leia também