Vistoria do Ministério Público identifica condições precárias em postos de saúde de Penaforte

Foto: Getty Images Plus

Publicidade

Por Agência News Cariri

Uma vistoria do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) identificou diversas irregularidades do funcionamento de quatro postos de saúde em Penaforte. O órgão expediu recomendação à Secretaria de Saúde do Município com prazo de 30 dias para que a situação seja resolvida. 

A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça Maria Leide de Andrade após o MPCE ter recebido o relatório de vistorias feitas pela equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC/CE) no Hospital Municipal João Muniz e nos postos de saúde da família da Sede I, da Sede II e Maria Merivânia Ferreira Sampaio.

O MP recomendou, por exemplo, que a SMS de Penaforte providencie, para o hospital municipal, a aquisição de martelo para exame neurológico, equipamento oftalmoscópio, medicamentos de emergência, máscaras laríngeas, além de outros insumos de reserva obrigatória conforme regras do Ministério da Saúde. A Prefeitura também deverá providenciar a instalação de gases ou cilindro de oxigênio na unidade hospitalar.

Já para os postos de saúde, a SMS também deverá providenciar a aquisição, dentre outros equipamentos, de esfigmomanômetro infantil, pinças de dissecção, negatoscópio para leitura de imagem, oftalmoscópio e óculos de proteção individual.

Publicidade

Leia também