Romaria de Candeias oferece serviços ao romeiro de 29 de janeiro a 2 de fevereiro

Foto: Divulgação/Prefeitura de Juazeiro do Norte

Publicidade

A Secretaria de Turismo e Romarias de Juazeiro (SETUR) segue com os preparativos para a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias, que acontecem de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

A programação religiosa é de responsabilidade da Basílica de Nossa Senhora das Dores, juntamente com outros santuários da cidade, enquanto a administração municipal se encarrega de uma série de serviços essenciais para garantir a boa acolhida aos visitantes. A última Romaria recebeu em torno de 300 mil romeiros na cidade.

São oferecidos serviços de saúde por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aplicação de Pesquisa de Satisfação pela Ouvidoria Municipal e entrega de materiais, como calendários, leques e porta velas pela Secretaria de Turismo (SETUR). Há, também, atuação e observância da Coordenação do Programa de Ações Estratégicas para Erradicação do Trabalho Infantil de Juazeiro do Norte (AEPETI), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST).

O cuidado com a segurança dos romeiros fica a cargo da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP), ofertando os serviços de organização do trânsito local, através dos agentes do DEMUTRAN, Guarda Civil Metropolitana, com o apoio das Polícias Militar e Civil. Dentre essas instituições de segurança, serão, em média, 70 profissionais trabalhando na Romaria de Candeias.

O município também promove apresentações culturais por meio da Secretaria de Cultura (SECULT). A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos – (SEMASP) é responsável pelas equipes de limpeza, fiscalização dos espaços e organização dos camelôs. O setor de Vigilância Sanitária estará presente, orientando, fiscalizando e atuando com um ponto fixo para o recebimento de denúncias.

Os atendimentos em saúde são realizados nos cinco principais pontos de visitação da festa. São disponibilizadas consultas médicas e de enfermagem, aferições de sinais vitais, administração de medicações e dispensação de remédios necessários aos dias que os romeiros vão passar na cidade para realizar tratamento, prescrito pelo médico. Uma ambulância realizará transferências para hospitais, se necessário.

Publicidade

Leia também