Ricardo Lewandowski aceita convite para ser o novo ministro da Justiça do governo Lula

Por Agência News Cariri

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, aceitou, nesta quarta-feira (10), o convite do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ).

Favorito para a vaga desde que o atual titular da pasta, Flávio Dino, foi indicado e aprovado para a Suprema Corte, Lewandowski deverá ser anunciado oficialmente nesta quinta-feira (11).

Na segunda-feira (8), Lula se reuniu com o futuro ministro da Justiça no Palácio do Planalto, e um novo encontro entre os dois aconteceu nesta quarta, com a presença de Flávio Dino. Antes de assumir o cargo, Ricardo Lewandowski deverá encerrar contratos e sair de processos nos quais atua como advogado, função que voltou a exercer após a aposentadoria do STF.

Por sua vez, Flávio Dino vai sair do MJ e reassumir o mandato de senador pelo Maranhão, para o qual foi eleito em 2022 e estava licenciado desde o início do terceiro mandato de Lula. Posteriormente, Dino renunciará ao cargo eletivo para, no dia 22 de fevereiro, ingressar oficialmente como membro do Supremo.