Juazeiro do Norte participa da Conferência Nacional de Educação 2024

Foto: Divulgação/Prefeitura de Juazeiro do Norte

Publicidade

Juazeiro do Norte está participando da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2024, que acontece até esta terça-feira, 30, em Brasília. Com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, a conferência reúne representantes e dirigentes municipais de todo o Brasil. 

O encontro é realizado pelo Ministério da Educação, sendo precedido pelas conferências estaduais, distritais e municipais, articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

A Conae está realizando discussões e debates em sete eixos, envolvendo metas e estratégias para construção do PNE 2024-2034. Esse material embasa a elaboração do documento de referência, realizado pelo FNE.

A Conferência Municipal Extraordinária de Educação foi realizada no dia 26 de outubro, por meio da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro do Norte. O principal objetivo foi mobilizar a sociedade civil e política na defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição Federal de 1988 e da Educação como direito de todas as pessoas, oferecendo, ainda, contribuições à construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034.

O PNE é a base para o desenvolvimento das políticas de Estado para o desenvolvimento da educação nacional, com gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social.

Na Etapa Municipal, houve a garantia da participação de gestores e diretores/as da educação (dirigentes e diretores/as das escolas), trabalhadores/as da Educação (professores/as e funcionários/as); Conselheiros/as da educação; Estudantes; Pais e/ou responsáveis; Representantes da sociedade civil; Representantes de organizações religiosas e Representante da Câmara de Vereadores.

A secretária Municipal de Educação, Pergentina Jardim, que participa do evento, destaca que é um momento de extrema importância com a participação de representantes de todo o país para que, juntos, colaborem para esse importante documento norteador, que é o Plano Nacional de Educação.

A assessora Especial de Educação, Lucélia Sampaio, e o estudante Davidson Kennedy, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), também participam da Conferência.

Publicidade

Leia também